Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe 'day after' de Copom e Fed; dólar sobe

Investidores locais também consideram o tom mais suave do que o esperado no comunicado recente do Copom

Foto: pexels
Foto: pexels

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com ganhos no primeiro pregão do mês, enquanto mercado respira tom de alívio após decisões sobre os juros no país e nos EUA.

Por volta das 13h25 (horário de Brasília) o marcador apresentava um ganho de 0,08%, aos 127.750 pontos.

O dólar comercial seguia o mesmo caminho do índice, ao apresentar alta de 0,79%, cotado a R$ 5,69.

A apreensão dos investidores em relação ao vigor da economia global, após a divulgação de dados fracos de atividade e emprego nos EUA, desencadeou um movimento de aversão ao risco nos principais mercados globais, afetando o desempenho das moedas de países emergentes. 

Esse movimento ocorre enquanto os investidores locais também consideram o tom mais suave do que o esperado no comunicado recente do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central.

bovespa tem 2º melhor desempenho global em julho

O avanço do principal índice da bolsa brasileira foi impulsionado por investidores em busca de ações descontadas, apesar da pressão no câmbio. 

Na primeira quinzena de julho, o Ibovespa subiu por 11 dias consecutivos, marcando a segunda maior sequência de ganhos já registrada, o que contribuiu para o desempenho positivo do mês.

EUA

Após uma abertura instável, as principais bolsas de Wall Street caíram no final da manhã, acompanhadas pela queda nos preços do petróleo, após dados fracos aumentarem as preocupações dos investidores sobre a economia americana.

Mais cedo, foi revelado que o índice de gerentes de compras (PMI) industrial dos EUA voltou ao território de contração, caindo para 49,6 em julho, ante 51,6 no mês anterior. 

O PMI industrial do ISM também mostrou queda, caindo para 46,8 em julho, de 48,5 no mês anterior, ficando abaixo do consenso de 48,9.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -1,04%

S&P 500: -0,96%

Nasdaq: -1,48%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile