Exterior dividido

Ibovespa sobe e chega aos 135 mil pts com Vale (VALE3); dólar cai

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, está operando com leve alta de 0,25% aos 135.074,72 pontos

Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, está operando com leve alta de 0,25% aos 135.074,72 pontos, por volta das 13h47 (horário de Brasília) do pregão desta segunda-feira (28). 

Enquanto isso, o dólar comercial está operando com breve queda de 0,05%, a R$ 5,68. A reação sobre a moeda vem da reação dos investidores à cautela que ainda se mantém no exterior, em meio às negociações entre EUA e China, e também aos comentários feito nesta manhã pelo presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Os dois executivos estiveram no evento J. Safra Macro Da, em São Paulo, onde comentaram sobre o cenário macroeconômico do Brasil. 

Em meio às desconfianças do mercado financeiro com as manobras do Governo para garantir plenos recursos para o Orçamento dos próximos anos e cumprimento das metas fiscais, Haddad defendeu que o Brasil pode fazer uma troca em vetores de crescimento econômico, com menor impulso fiscal e mais investimentos privados. 

Por sua vez, Galípolo comentou que o BC ainda precisa reunir confiança da conversão da inflação à meta de 3%, e que a política monetária está produzindo os efeitos desejados, ressaltando que não há uma variável única que vá dar essa segurança.

Além disso, o Ibovespa também está reagindo ao resultado do Boletim Focus do BC, divulgado nesta manhã, que mostrou uma nova queda na expectativa dos economistas para a inflação deste ano, ao passo que as estimativas para o PIB (Produto Interno Bruto) e para a Selic (taxa básica de juros) seguiram iguais ao relatório anterior.

Altas e baixas do Ibovespa

A linha das maiores altas do Ibovespa, até o momento, é liderada pelas ações da Lojas Renner (LREN3), que sobe 4,62%, por volta das 13h43 (horário de Brasília). Em seguida, a Hapvida (HAPV3) e a Automob (AMOB3) avançam 4,56% e 4,17%, respectivamente.

Já na linha oposta, as perdas são puxadas pelas ações da Azul (AZUL4), que derretem 8,72%. Logo atrás vem IRB (IRBR3) e Minerva (BEEF3), que caem 4,64% e 3,45%, em sequência.

Além disso, com notícias de que os países da OPEP+ pretendem aumentar a produção do petróleo em maio, os preços da commodity estão em queda, assim como as ações ON e PN da Petrobras (PETR3;PETR4), que recuam 0,37% e 0,43%.

Já a Vale (VALE3) está ajudando o Ibovespa a manter os ganhos, subindo 0,20%, enquanto outras mineradoras, como a Gerdau (GGBR4) — que divulgará seu balanço do 1º trimestre após o fechamento desta sessão — acompanha com alta de 0,33%.

Exterior dividido

Os principais índices europeus operam positivos nesta segunda-feira (28). O índice DAX, de Frankfurt, valoriza 0,13%, enquanto o CAC 40, de Paris, avança 0,50%. Já o índice pan-europeu Stoxx 600 sube 0,53%. 

Em Wall Street, os índices S&P 500 e Nasdaq recuam 0,97% e 1,39%, respectivamente. Já o Dow Jones caem 0,54%.