Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe e mira nos 129 mil pts; dólar cai forte

O mercado respondendo positivamente à surpresa do 'payroll'

Bolsa avança nesta sexta (Foto: unsplash)
Bolsa avança nesta sexta (Foto: unsplash)

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera com ganhos significativos nesta sexta-feira (3), com o mercado respondendo positivamente à surpresa do ‘payroll‘.

Por volta das 12h19 (horário de Brasília) do último dia útil da semana, o índice saltava 1,09%, aos 128.510 pontos.

O dólar comercial por sua vez, remava na contramão dos ganhos da Bolsa, quando recuava 0,81%, em uma cotação de R$ 5,07.

O mercado recebeu de maneira otimista os dados do exterior, com a divulgação do ‘payroll’.

O número de vagas abertas no mês passado nos EUA, veio abaixo do consenso do mercado, aumentando as expectativas por uma política monetária menos conservadora no país e ajudando os ativos locais

Ibovespa e puxado pelo exterior

O relatório de empregos “payroll” revelou um número de vagas criadas abaixo do esperado em abril, o que levou o Ibovespa a abrir com um forte aumento nesta sexta-feira. 

Esse relatório aumentou a expectativa de que os EUA possam iniciar cortes nas taxas de juros mais cedo do que o previsto, e que a taxa possa atingir níveis mais baixos no final do ciclo de cortes. 

Como resultado, os juros futuros começaram a cair significativamente nos Estados Unidos e no Brasil, contribuindo para o desempenho positivo da bolsa local.EUA

Após a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM), as bolsas de Nova York começaram a registrar ganhos mais moderados, enquanto os rendimentos dos Treasuries se distanciaram dos mínimos do dia.

Embora o indicador geral tenha ficado abaixo das expectativas, sinalizando uma contração do setor pela primeira vez desde dezembro de 2022, o índice de preços registrou um aumento significativo, minando o otimismo em relação a uma política monetária menos restritiva por parte do Fed (Federal Reserve).

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +1,12%

S&P 500: +1,04%

Nasdaq: +1,82%