Acompanhamento da bolsa

Ibovespa sobe e toca os 125 mil pontos; dólar cai

Mercado é movimentado por fusão de empresas no radar

Ibovespa
Ibovespa / Pexels

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário Brasileiro, opera em alta durante a sessão do último dia útil da semana.

Por volta das 13h16 (horário de Brasília) desta sexta-feira (19) o índice apresentava avanço de 0,86%, aos 125.265 pontos.

Na contramão do índice, o dólar comercial opera em queda de 0,75%, aos R$ 5,21.

Ibovespa é movimentado por fusão de empresas no radar

Com uma agenda de eventos econômicos menos movimentada, o Ibovespa fica à espera das próximas declarações de Roberto Campos Neto, enquanto monitora de perto as crescentes tensões no Oriente Médio e seu impacto nos preços das commodities. 

Além disso, reage às negociações em andamento para a fusão entre Petz e Cobasi.

Os investidores estão em um processo de ajuste de expectativas em relação à taxa Selic, especialmente após os discursos mais contundentes do presidente do Banco Central nos últimos dias. 

Campos Neto está agendado para participar de outro evento do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington.

A reunião do conselho da Petrobras também está em destaque hoje, embora a questão dos dividendos extraordinários, que é de grande interesse para os investidores, não deva ser discutida. Com o aumento nos preços do petróleo, as ações da estatal registram alta.

Enquanto isso, a Vale, que junto com a Petrobras exerce grande influência no índice, apresenta uma leve queda, em linha com a desvalorização do minério de ferro na China.

EUA

Os principais índices do mercado de ações de Nova York operam indecisos nesta manhã de sexta-feira (19), enquanto os investidores avaliam o impacto das notícias geopolíticas juntamente com os eventos corporativos programados.

O ataque de drones realizado por Israel nos arredores da cidade iraniana de Isfahan, onde estão localizadas diversas instalações militares e centros de pesquisa, na noite passada, está influenciando parte dos investidores a se afastarem dos ativos de risco nesta sexta-feira (19).

Esse movimento é interpretado como uma resposta aos ataques da semana anterior. Paralelamente, os investidores também estão reagindo aos resultados trimestrais da Netflix.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,23%

S&P 500: -0,79%

Nasdaq: -1,80%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile