Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe em meio a falas de Lula sobre o Copom; dólar avança

No entanto, parte dos lucros foi reduzida conforme os rendimentos dos Treasuries começaram a subir de forma mais acentuada

Foto: freepik
Foto: freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em alta, inabalado pelas recentes falas de Lula sobre a última decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), pelo BC (Banco Central), na última quarta-feira (19).

Por volta das 13h48 (horário de Brasília) o índice apresentava uma variação positiva de 0,09%, aos 120.375 pontos.

Já o dolar comercial seguia o ritmo de ganhos, no mesmo sentido do marcador, ao passo em que subia 0,46%, cotado a R$ 5,46.

O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava alta de 0.37%, aos 105.620 pontos.

Ibovespa não recua após insatisfação de Lula sobre manutenção da Selic

O Ibovespa iniciou o pregão com fortes ganhos após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre os juros.

No entanto, parte dos lucros foi reduzida conforme os rendimentos dos Treasuries começaram a subir de forma mais acentuada. Mesmo assim, as ações da Vale (VALE3) e da Petrobras contribuíram para que o índice permanecesse no terreno positivo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou nesta quinta-feira seu desapontamento com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o ciclo de cortes na taxa básica de juros, mantendo a Selic em 10,5%. Segundo Lula, essa decisão prejudica o “povo brasileiro”. 

O chefe de Estado também criticou o Banco Central, acusando-o de favorecer o sistema financeiro e os especuladores que lucram com os altos juros.

“Foi uma pena que o Copom manteve os juros porque quem está perdendo é o povo brasileiro. Quando mais alto os juros, menos dinheiro sobra para a gente investir aqui dentro [do Brasil] A decisão do BC não foi investir no povo brasileiro, foi investir no sistema financeiro, nos especuladores que ganham dinheiro com juros”, disse o presidente durante entrevista para a rádio “Verdinha”, de Fortaleza (CE). (Renan Truffi)

EUA

O apetite por risco em Wall Street é moderado nesta quinta-feira, após o feriado nos EUA que manteve os mercados de Nova York fechados.

As bolsas flutuam perto da estabilidade, enquanto os rendimentos dos Treasuries aumentam devido à abordagem cautelosa dos dirigentes do Federal Reserve.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,29%

S&P 500: -0,20%

Nasdaq: -0,54%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile