Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe mais de 1% em linha com exterior; dólar recua

O avanço é retilíneo, visto que desde a abertura o índice tem marcado uma alta um pouco acima dos 1%

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasielira, a B3, opera com ganhos durante o pregão desta segunda-feira (6), em meio a um bom humor do mercado.

O avanço é retilíneo, visto que desde a abertura o índice tem marcado uma alta um pouco acima dos 1%.

Por volta das 12h40 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 1,01%, aos 119.728 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, com forte desvalorização de 1,26%, cotado a R$ 6,10.

Ibovespa em alta acompanha exterior

O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (6), acompanhando o otimismo nos futuros das bolsas americanas, impulsionado por relatos de que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, planeja implementar tarifas apenas sobre importações consideradas estratégicas — um posicionamento mais moderado do que o inicialmente esperado pelos investidores.

No Brasil, o mercado reage a revisões de projeções inflacionárias e à divulgação de dados sobre o desempenho do setor de serviços. 

A semana promete uma agenda intensa, tanto no cenário doméstico quanto internacional, com destaque para indicadores econômicos relevantes.

No âmbito local, o relatório Focus do Banco Central revelou que a estimativa para a taxa Selic no final do ano subiu de 14,75% para 15,00%, refletindo perspectivas mais elevadas para o IPCA em 2025 e 2026, sinalizando que as preocupações com a inflação persistem.

Além disso, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços, divulgado pela S&P Global, indicou que o setor registrou em dezembro o crescimento mais fraco de 2024. 

O relatório destacou a demanda reduzida enfrentada por algumas empresas e o aumento nos custos de insumos, que atingiram o maior patamar em dois anos e meio.

EUA

Os principais índices de Wall Street iniciaram a sessão desta segunda-feira em terreno positivo, impulsionados pelo entusiasmo em relação ao avanço da inteligência artificial, que favoreceu as ações do setor de tecnologia.

Além disso, informações indicando que o novo governo de Donald Trump pode seguir uma abordagem mais moderada sobre tarifas comerciais contribuíram para o clima de otimismo no mercado.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,54%

S&P 500: +1,08%

Nasdaq: +1,61%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile