Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa tem leve alta sustentada por metálicas; dólar perde força

O real se aprecia, marcando sua oitava semana consecutiva de valorização

Ibovespa tem leve alta sustentada por metálicas; dólar perde força

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com oscilações durante o último pregão da semana, impulsionado principalmente pelas ações das metalúrgicas, em um dia de alta nas commodities

Por volta das 12h36 (horário de Brasília) o marcador apresentava um leve ganho de 0,01%, aos 122.495 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, quando apresentava uma performance negativa de 0,90%, cotado a R$ 5,87.

O real se aprecia, marcando sua oitava semana consecutiva de valorização, enquanto os juros futuros caem na ponta longa, alinhando-se com o comportamento da moeda americana e a estabilidade dos rendimentos dos Treasuries.

Ibovespa tenta alta com ganhos da Vale (VALE3)

O Ibovespa registrava uma leve alta durante a manhã desta sexta-feira (24), sustentada pelo avanço de mais de 1% das ações da Vale. 

O mercado também reagia ao IPCA-15 e acompanhava os primeiros movimentos de Donald Trump em seu segundo mandato como presidente dos EUA.

O IPCA-15 de janeiro subiu 0,11%, pressionado pelos preços de alimentos e bebidas, conforme dados do IBGE. A alta ficou acima da expectativa de uma deflação de 0,03%, em um momento de crescente preocupação do governo com os preços. Em 12 meses, o índice registrou um aumento de 4,50%, abaixo dos 4,71% observados em dezembro.

De acordo com o Departamento de Pesquisa Econômica do Banco Daycoval, o IPCA-15 segue refletindo a pressão de preços nos alimentos e bens industriais, com a deterioração nos serviços acendendo um sinal de alerta sobre a política monetária do Banco Central.

O presidente Lula está reunido com seus ministros no Palácio do Planalto para continuar discutindo as questões relacionadas aos preços dos alimentos.

Na véspera, o ministro da Fazenda precisou assegurar que o governo não tem intenção de utilizar o espaço fiscal para adotar medidas de redução de preços, após preocupações de agentes financeiros sobre o impacto que essas ações poderiam ter nas contas públicas.

EUA

Nos EUA, os índices S&P 500 e Nasdaq abriram com variações mínimas, com os investidores em modo de cautela aguardando dados econômicos importantes. 

A Boeing, por sua vez, recuou após emitir um alerta sobre lucros abaixo das expectativas para o trimestre.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços dos EUA caiu de 56,8 para 52,8 entre dezembro e janeiro, segundo dados preliminares divulgados pela S&P Global.

Esse é o menor nível do indicador em nove meses, e a queda foi mais acentuada do que o esperado pelos analistas, que projetavam uma redução para 56,6.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,23%

S&P 500: -0,04%

Nasdaq: -0,11%