O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com oscilações durante o pregão desta quinta-feira (23).
Durante o primeiro turno da sessão o índice apresentou ganhos, sendo impulsionado pelo bom desempenho das ações da Petrobras e de bancos, com destaque para o Banco do Brasil. O avanço das commodities no mercado internacional também ajudava a sustentar o índice.
Por volta das 13h50 (horário de Brasília) a bolsa marcava queda de 0,20%, aos 122.726 pontos.
O dólar comercial também apresentava uma desvalorização de 0,50%, cotado a R$ 5,91.
Ibovespa recua de olho em Trump
O Ibovespa perdeu parte do fôlego, impactado pela performance das ações da Petrobras, mas ainda se mantém acima dos 123 mil pontos, aos 123.103,79, com leve alta de 0,11%.
A sessão é marcada por uma agenda mais tranquila, com destaque para a reunião entre Lula e seus ministros à tarde.
Os investidores acompanham com atenção a videochamada de Donald Trump, que ocorrerá às 13h durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, enquanto permanecem as incertezas em torno das tarifas comerciais.
O presidente dos EUA, recém-empossado, sinalizou a possibilidade de impor tarifas à China, União Europeia, Canadá, México e países do BRICS, além de políticas que podem pressionar a inflação global.
EUA
Nos EUA, as bolsas operavam sem um padrão definido, com os investidores atentos às primeiras medidas do presidente Donald Trump, que afirmou nesta semana que seu governo está considerando uma taxa de 10% sobre as importações chinesas.
Além disso, Belitardo ressaltou a expectativa sobre as decisões de juros que serão anunciadas na próxima semana, tanto pelo Banco Central brasileiro quanto pelo Federal Reserve e o Banco Central Europeu.
Mais cedo, dados do Departamento do Trabalho dos EUA mostraram que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 6.000, atingindo 223.000 na semana encerrada em 18 de janeiro, acima da previsão de 220.000 feita por economistas consultados pela Reuters.
Esse pequeno aumento sugere que o mercado de trabalho nos EUA continua em crescimento sólido, mantendo as incertezas sobre os próximos passos do Fed em relação às taxas de juros.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,54%
S&P 500: +0,16%
Nasdaq: -0,24%