O Ibovespa, principal índice da B3, Bolsa de Valores brasileira, opera com ganhos consideráveis durante o primeiro período da sessão do primeiro dia útil da semana.
O bom humor é global, embalado pelos dados mais fracos de empregos nos EUA, divulgados na última sexta-feira (3), pelo Departamento de Trabalho norte-americano.
Por volta das 13h00 (horário de Brasília), desta segunda-feira (6), o índice saltava para os 129.031 pontos.
O dólar comercial, por sua vez, opera no sentido contrário da Bolsa, com uma leve queda de 0,04%, cotado a R$ 5,06.
Embora o cenário seja de deterioração nas expectativas para a Selic, no momento essa leitura não afeta o pregão. O mercado é impulsionado pela alta de ações de peso na composição do índice.
Ibovespa acompanha bom humor do mercado externo
O principal dado que animou o mercado e impulsionou o Ibovespa é o payroll .
O dado aponta a criação de 175 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em abril, ficando aquém das expectativas dos analistas.
O consenso LSEG estimava a criação de 243 mil vagas no mês, o que representa uma diferença significativa em relação ao número real divulgado.
Os setores com os maiores ganhos de emprego incluíram saúde, assistência social, transporte e armazenamento.
EUA
As bolsas de Nova York se firmaram em alta nesta segunda-feira (6), movimento que dá continuidade ao forte apetite por risco visto no último pregão, marcado pelos números de abril do relatório do mercado de trabalho dos EUA, o “payroll”.
A desaceleração do indicador em relação a março foi mais forte do que o mercado esperava, o que abriu espaço para mais cortes de juros do Fed (Federal Reserve), o banco central dos EUA neste ano, de acordo com as expectativas dos próprios investidores.