Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa toca os 135 mil pts com radar nos juros; dólar recua

Os investidores aguardam as decisões de política monetária tanto no Brasil quanto nos EUA

Foto: Canva Pro
Foto: Canva Pro

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário, opera durante o primeiro pregão da semana com alta, enquanto o mercado se debruça nas expectativas das novas decisões do Fed (Federal Reserve), nos EUA, e BC (Banco Central), no Brasil. 

Por volta das 12h27 (horário de Brasília) desta segunda-feira (16) o índice apresentava uma alta de 0,25%, aos 135.216 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do marcador, ao passo que recuava consideravelmente 1,13%, cotado a R$ 5,50.

Nesta segunda-feira (16), o dólar à vista inicia as negociações com uma desvalorização em relação ao real. 

Esse movimento acompanha a tendência observada em muitos mercados internacionais, refletindo uma queda global da moeda americana. 

Esse comportamento é atribuído às expectativas de possíveis cortes mais substanciais nas taxas de juros nos Estados Unidos, conforme indicam os dados do CME Group.

No entanto, a desvalorização do dólar pode ser contida se houver um aumento no prêmio de risco, em razão das preocupações fiscais. 

Isso se deve à recente autorização do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, para a concessão de créditos extraordinários fora das normas fiscais, com o objetivo de combater as queimadas no país.

Ibovespa sobe impulsionado com alta da Petrobras 

No início das negociações desta segunda-feira (16), o Ibovespa apresenta alta, com destaque para as ações da Petrobras. Os investidores aguardam as decisões de política monetária tanto no Brasil quanto nos EUA.

A expectativa é de que o Fed (Federal Reserve) reduza a taxa de juros americana em 0,5 ponto percentual, enquanto o mercado local prevê um aumento de 0,25 ponto percentual na Selic pelo Copom (Comitê de Política Monetária).

Além disso, os investidores estão analisando o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, que revelou uma nova elevação nas expectativas de inflação. 

Eles também estão atentos à política fiscal, especialmente após o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizar a concessão de crédito extraordinário fora das normas fiscais para enfrentar as consequências da seca no país.

EUA

Os mercados de ações em Nova York estão, em sua maioria, em alta, buscando solidificar seu desempenho positivo enquanto os investidores aguardam ansiosamente o anúncio da decisão sobre as taxas de juros pelo Fed (Federal Reserve), que será divulgado na quarta-feira (16).

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,26%

S&P 500: -0,15%

Nasdaq: -0,73%