Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa tomba 1,30% com política fiscal no foco; dólar sobe

O mercado segue ansioso pelo anúncio do Copom sobre a decisão de política monetária

Foto: pixabay
Foto: pixabay

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda durante o pregão desta quarta-feira (6), enquanto o mercado assimila o resultado das eleições dos EUA, que elegeu o republicano Donald Trump.

Além disso, o mercado também segue ansioso pelo anúncio do Copom sobre a decisão de política monetária.

Por volta das 13h33 (horário de Brasília) o marcador apresentava tombo de 1,30%, aos 128.968 pontos.

Já o dólar comercial seguia sentido contrário do índice, com alta de 0,57%, coato a R$ 5,77.

Ibovespa diminui perdas mesmo após vitória de Trump 

O Ibovespa operava em queda nesta quarta-feira, pressionada pela alta nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, consequência da vitória de Donald Trump na eleição presidencial norte-americana. 

Além disso, uma série de resultados corporativos atraía a atenção dos investidores. Gerdau se destacava positivamente, com uma valorização superior a 6% após divulgar balanço sólido e anúncio de dividendos. 

Em contrapartida, as ações do GPA) caíam mais de 3%, influenciadas por um desempenho trimestral em análise pelo mercado.

Os investidores seguem atentos ao esperado pacote fiscal brasileiro. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as reuniões com ministros sobre as medidas foram concluídas. A agenda do dia também conta com a decisão sobre a taxa de juros do Banco Central.

EUA

Wall Street abriu em forte alta nesta manhã após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais, acompanhada pela maioria republicana no Senado, que pode também se expandir para a Câmara.

O setor financeiro lidera os ganhos, subindo mais de 5%, com bancos americanos registrando valorização de aproximadamente 10%.

O setor industrial também avança, com uma alta de 2,5%, impulsionado pela expectativa de cortes de impostos que favorecem a indústria.

Apesar do alívio com a definição eleitoral nos EUA, a percepção de que as políticas de Trump podem ser inflacionárias impulsionava os rendimentos dos Treasuries, o que tende a pressionar ativos de mercados emergentes.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +3,23%

S&P 500: +2,09%

Nasdaq: +2,23%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile