O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera no vermelho durante o pregão desta quarta-feira (22), enquanto os investidores internacionais e locais aguardam a divulgação da ata do Fed.
Por volta das 13h16 (horário de Brasília), o marcador derretia 0,91%, aos 126.255 pontos.
Já o dólar comercial seguia o caminho oposto, registrando ganhos de 0,62%, cotado a R$ 5,14.
Ibovespa é pressionado por cautela local
A performance negativa do Ibovespa encontra força na cautela do mercado local, que analisa dados de inflação do Reino Unido e aguarda a ata da mais recente reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed).
A expectativa também é alta pelo balanço da Nvidia, previsto para hoje após o fechamento dos negócios.
O mercado acredita que é pouco provável que a ata do Fed, prevista para as 15h (horário de Brasília), indique uma queda de juros em setembro, como o mercado espera.
Os agentes do mercado também assimila as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que partiticpou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados.
Na ocasião, o chefe da pasta afirmou que “Se política fiscal e monetária se combinarem, vamos crescer sem inflação”.
EUA
As bolsas de Nova York abriram praticamente estáveis nesta quarta-feira (22), com os investidores à espera de drivers que podem vir com a publicação da ata da reunião do Fed (Federal Reserve) do início deste mês e com o balanço trimestral da NVidia, que sairá após o fechamento do mercado acionário.
Em Nova York, a maior expectativa está em torno do balanço da Nvidia, um dos destaques do setor de inteligência artificial, que divulgará seus resultados após o fechamento do mercado.