Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa vira alta com ajuste fiscal no foco; dólar cai

Com o feriado da Proclamação da República nesta sexta-feira (15), os mercados locais estarão fechados, o que tende a reduzir a liquidez

Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com ganhos revertendo as perdas do início do pregão desta quinta-feira (14).

Por volta das 13h05 (horário de Brasília) o marcador apresentava um avanço de +0,20%, aos 127.992 pontos.

Já o dólar sentia o sentido contrário do índice, ao pssso que recuava 0,16%, cotado a R$ 5,78.

Ibovespa sobe em meio a expectativas de pacote de corte de gastos

O Ibovespa registra leve alta nesta quinta-feira, 14, após uma queda de 0,27%, com a mínima nos 127.388,86 pontos.

Com o feriado da Proclamação da República nesta sexta-feira (15), os mercados locais estarão fechados, o que tende a reduzir a liquidez.

Na quarta-feira (13), o índice principal da B3 (BVMF:B3SA3) subiu 0,03%, fechando em 127.733,88 pontos, com o foco dos investidores no debate sobre o pacote fiscal em Brasília.

Na ocasião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou que o pacote de ajuste será “expressivo” e que todas as áreas de despesa serão consideradas dentro do arcabouço fiscal, conforme viável.

Fontes da Veja afirmam que o Ministério da Fazenda sinalizou ao Congresso um corte de R$ 70 bilhões em gastos para os próximos dois anos, embora o anúncio oficial esteja previsto apenas para a próxima semana.

EUA

Nos EUA, os índices de Wall Street operam com leve queda nesta quinta-feira, após dados mostrarem que o índice de preços ao produtor subiu 0,2% em outubro, em linha com as expectativas, e 2,4% no acumulado anual, levemente acima do previsto.

Além disso, os pedidos de auxílio-desemprego caíram 4.000, atingindo 217.000 na semana encerrada em 9 de novembro, resultado melhor que o esperado, com os investidores aguardando declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, para mais indicações sobre a direção das taxas de juros.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,01%

S&P 500: -0,13%

Nasdaq: -0,18%