Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa zera perdas e engata alta; dólar recua

O índice iniciou a semana quase estável, com o mercado analisando os dados do boletim Focus e PMIs do Brasil e EUA

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Após um início de pardas, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, opera no positivo, com os investidores observando a política monetária nacional e externa.

Por volta das 12h45 (horário de Brasília), desta segunda-feira (3), o índice avançava 0,09%, aos 122.206 pontos.

Já o dólar comercial seguia direções opostas ao índice, com recuo de 0,34%, cotado a R$ 5,23.

Por aqui, as expectativas de inflação voltam a ter uma expectativa de altas, encontrando o Boletim Focus como embasamento para o termômetro. 

Ibovespa ronda estabilidade enquanto mercado monitora inflação

O Ibovespa iniciou a semana quase estável, com o mercado analisando os dados do boletim Focus, junto com os índices de gerentes de compras (PMIs) do setor industrial dos EUA.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Boletim Focus do BC (Banco Central), as projeções dos analistas para a inflação em 2024, 2025 e 2026 aumentaram, assim como as estimativas para a taxa básica de juros (Selic).

Já as expectativas para a evolução do PIB (Produto Interno Bruto) permaneceram inalteradas nesta semana.

Outro dado economico divulgado nesta manhã foi o PMI (Índice de Gerentes de Compras) industrial brasileiro.

Em maio, o índice da indústria brasileira, compilado pela S&P Global, caiu a 52,1, de 55,9 em abril, permanecendo acima da marca que separa crescimento de contração. 

Além disso, os investidores também seguem de olho em dados dos EUA.

PMI (índice de gerentes de compras) referente à atividade industrial dos EUA aumentou para 51,3 pontos em maio, conforme revisão dos dados divulgados pelo instituto de pesquisas S&P Global, comparado aos 50 pontos registrados em abril.

EUA

As bolsas de Nova York abriram sem direção única no pregão desta segunda-feira (03) que inicia os negócios no mês de junho.

O desempenho das ações é misto, mas o setor de tecnologia se destaca e dá sustentação aos índices S&P 500 e Nasdaq, em especial o salto de 4% da NVidia, após o discurso do CEO Jansen Hwang na Computex 2024, evento que ocorre em Taiwan e vai até a próxima sexta-feira (7).

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,64%

S&P 500: -0,18%

Nasdaq: +0,40%