Pressão de preços ao produtor

IGP-M sobe 0,45% na segunda prévia de agosto

IPA-M passou de 0,45% para 0,52% no período, enquanto o IPC-M desacelerou de 0,18% na segunda prévia do mês passado para 0,15% na nova leitura

IGP-M / Foto: Freepik
IGP-M / Foto: Freepik

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) acelerou para 0,45% na segunda prévia de agosto, após ter registrado um aumento de 0,40% no mesmo período em julho, conforme informado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (20).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) registrou alta, passando de 0,45% para 0,52% no período analisado.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) desacelerou de 0,18% na segunda prévia de julho para 0,15% na leitura atual. Por sua vez, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) apresentou variação de 0,53% para 0,50%.

IGP-M desacelera para 0,61% em julho, acima do consenso

IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) desacelerou para 0,61% no mês de julho, ante resultado de 0,81% em junho, informou a FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta terça-feira (30).

Com esse resultado, o índice acumula alta de 1,71% no ano e de 3,82% nos últimos 12 meses. Em julho de 2023, o índice tinha registrado taxa de -0,72% no mês e acumulava queda de 7,72% em 12 meses anteriores.

Embora tenha mostrado desaceleração, o IGP-M de julho veio acima do consenso LSEG de analistas, que estimava uma inflação de 0,47% no mês.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços do FGV/Ibre, os três índices componentes do IGP-M apresentaram desaceleração de junho para julho.

“Destaca-se a queda expressiva nos preços dos alimentos in natura, tanto no índice ao produtor quanto ao consumidor. No âmbito do INCC, a alta da mão de obra foi menor, o que contribuiu para o arrefecimento da inflação neste segmento”, disse Braz em nota.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile