Declaração do IR

Imposto de Renda: Receita espera 13,6 mi de declarações em SP

Greve dos auditores, encerrada no início de fevereiro e que durou quase 3 meses, não terá impactos na temporada, salienta a Receita Federal

Imposto de Renda
Receita Federal/Divulgação

A Receita Federal estima que 13,6 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) serão submetidas no Estado de São Paulo durante a temporada de 2024, representando um aumento projetado de 4,5% em comparação com o número de documentos enviados no período anterior.

O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda teve início hoje e se estende até o dia 31 de maio. A Receita Federal espera que 43 milhões de contribuintes prestem as informações necessárias.

Até o início da tarde de sexta-feira (15), 739 mil declarações do imposto de renda 2024 já haviam sido enviadas, sendo 215 mil delas apenas no estado de São Paulo.

Aproximadamente 40% dos contribuintes optaram por utilizar a declaração pré-preenchida, em linha com a projeção da Receita Federal divulgada em 6 de março.

Imposto de Renda 2024

“Mesmo com essa redução, que é calculada com base nas declarações entregues em 2023, espera-se um aumento nas declarações de 4,5%, que traz o crescimento do país no ano anterior, em função da atividade econômica e da inflação”, explicou Ricardo Ribeiro Junior, auditor fiscal e supervisor do IRPF.

“Além disso, há outras características nesse grupo de 4 milhões de pessoas que ficaram desobrigadas, como aqueles não vão se atentar ao fato de estarem desobrigados a declarar e, assim, seguirão declarando; aqueles que gostam de declarar, mesmo sem a obrigação, por costume, para mostrar que tem renda. São variados os casos”, completa Ribeiro.

De acordo com o auditor fiscal Claudio Ferrer, a greve dos auditores da Receita, que foi encerrada no início de fevereiro após quase 3 meses, não terá impacto na temporada do imposto de renda.

“A Receita conseguiu contornar efetivamente os prejuízos que pudessem haver, tanto que o calendário tradicional foi mantido. Esperamos que o processamento das declarações ocorra sem maiores problemas”, disse.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile