Inflação ao consumidor (CPI) nos EUA sobe 0,2% em julho

Núcleo da inflação, que desconsidera as variações de alimentos e energia, subiu 4,7% nos últimos 12 meses, pouco abaixo dos 4,8% de junho

O índice de preços ao consumidor (CPI) nos EUA apresentou um aumento de 0,2% em julho, após uma alta de 0,2% em junho, de acordo com os dados com ajuste sazonal divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho americano. Sendo assim, a inflação americana ficou em 3,2% no acumulado em 12 meses.

Desse modo, o indicador divulgado foi em linha com as estimativas do mercado, pelo consenso Refinitiv de analistas, que apontava para alta de 0,2% na leitura mensal e inflação de 3,3% em 12 meses.

Além disso, o núcleo da inflação, que desconsidera as variações de alimentos e energia, subiu 0,2% no mês e 4,7% nos últimos 12 meses. Em junho, a taxa acumulada estava em 4,8%.

As medidas de núcleo, por fim, ficaram dentro das projeções, uma vez que, o consenso Refinitiv previa variação mensal de 0,2% e anual de 4,8%.

Empresas caminham para o pior balanço trimestral desde 2020

Os lucros das maiores empresas dos EUA estão previstos para cair pelo terceiro trimestre consecutivo, principalmente devido à queda nos preços da energia. As empresas de energia estão impactando negativamente o S&P 500, pois seus resultados estão abaixo dos níveis recordes do ano anterior, apesar de ainda serem considerados fortes em termos históricos.

Os membros do S&P 500 estão caminhando para apresentar coletivamente uma queda de 5,2% nos ganhos, marcando o pior desempenho desde 2020. Em contrapartida, a receita deve registrar um aumento de 0,6% em relação ao ano anterior, conforme relatórios da FactSet.

“Obviamente, os preços do gás caíram, mas acho que as margens de refino permanecem em um território muito saudável ainda que tenham recuado um pouco”, disse o presidente-executivo da Exxon Mobil, Darren Woods, na teleconferência de resultados da empresa no mês passado. Os lucros da Exxon caíram 56% em relação ao ano anterior, com uma queda de 28% na receita.

Até a última sexta-feira (4), 84% das empresas que compõem o S&P 500 já haviam divulgado seus resultados para o segundo trimestre de 2023. Ainda são esperados os balanços de grandes empresas como Walt Disney, que divulgará na quarta-feira, 9, e Walmart e Nvidia nos dias 17 e 23 de agosto, respectivamente.

 

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