Mercado

Investimentos: especialistas avaliam oportunidades e estratégias para 2024

O BP Money acompanhou, na quinta-feira (23), o TrígonoDay - Além do Óbvio, evento promovido pela Trígono Capital

O cenário de investimentos para 2024 ganha destaque nas análises de especialistas do mercado financeiro. Em uma recente discussão, liderada por Marcelo Pacheco, CIO da BB Asset, em evento promovido pela Trígono Capital, foram abordados temas como a importância do setor agropecuário na Bolsa, estratégias de fundos e as perspectivas para ativos no próximo ano.

Marcelo Pacheco abriu a discussão no TrigonoDay – Além do Óbvio, destacando a relevância do setor agropecuário, muitas vezes sub representado na Bolsa. O lançamento do primeiro fundo temático de agro pela BB Asset visa estimular empresas do setor a ingressarem no mercado acionário. Com o FIAgro apresentando índice de inadimplência zero, há uma perspectiva otimista de crescimento e melhor representação desse segmento.

Estratégias de investimento e sinergias entre fundos

O Head of Investment Solution da Bradesco Asset Management, Adilson Ferrarezi, compartilhou a posição como referência em crédito e renda fixa, além da gestão de um fundo multimercado. Com R$70 bilhões sob gestão, a Bradesco Asset destaca três soluções, ressaltando a importância de uma abordagem que complementa diversas classes de ativos.

Por outro lado, Fernando Lovisotto, sócio e CIO da Vinci Partners, trouxe uma perspectiva única ao diferenciar a gestão de recursos de longo prazo e liquidez. Enquanto enfatiza que quem investe a longo prazo tende a não se preocupar tanto com questões macroeconômicas, ele destaca a importância de estar atento às oscilações do mercado de renda variável, especialmente em um cenário de corte de juros.

Para o Head da Bradesco, abordou a atratividade da renda variável e a necessidade de diversificação da carteira, observando que o Brasil representa apenas 2% do PIB global. A discussão sobre investimentos no exterior ressaltou que, embora o mercado brasileiro possa estar em um momento favorável, a diversificação é essencial para aproveitar oportunidades globais.

Perspectivas para 2024

Os especialistas concordam que a Bolsa brasileira apresenta oportunidades positivas para 2024, com destaque para as small caps. Adilson enfatiza a seletividade diante da diversidade do mercado, enquanto Fernando vê potencial de valorização do real e juros mais baixos. Marcelo encerra a discussão destacando o potencial da Bolsa doméstica e o carregamento de um prêmio interessante pelo real.

Sendo assim, durante o TrigonoDay, no painel “Alocação de Recursos”, as análises dos especialistas revelam um panorama promissor para investidores em 2024, destacando oportunidades dentro e fora do Brasil. A diversificação e a seleção cuidadosa de ativos são consideradas chaves para otimizar resultados em um ambiente dinâmico e desafiador.