Ipsos: Google (GOGL34) é a marca mais influente do Brasil em 2022

WhatsApp estreia no ranking e aparece no segundo lugar da lista

 

Pelo décimo ano consecutivo, o Google (GOGL34) lidera o ranking da Ipsos, entre as empresas mais influentes do Brasil em 2022. O resultado da 10ª edição da  pesquisa “The Most Influential Brands”, divulgada nesta quarta-feira (19), teve como grande destaque a estreia do WhatsApp, que aparece no segundo lugar da lista.

A pesquisa avalia as marcas mais influentes no cotidiano e comportamento dos consumidores em seis dimensões: Inovação, Confiança, Presença, Empatia, Engajamento e Responsabilidade Socioambiental. As empresas que completam o top 10 são: YouTube (3º), Instagram (4º), Amazon (5º), Samsung (6º), O Boticário (7º), Netflix (8º), Nubank e MasterCard (9º) e Natura (10º).

Neste ano, o ranking tem como destaque a presença de três marcas nacionais: O Boticário, Nubank e Natura. Comparado ao ranking de 2021, cinco empresas perderam posições entre as 10 mais bem colocadas: Americanas, Facebook, Nestlé, Mercado Livre e Microsoft.

O resultado do estudo foi apresentado em um evento que contou com a presença de Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, Paula Sória, diretora sênior de Clientes, Ana Hashizume, head de Trackings de Saúde de Marca, e Steve Levy, diretor de Clientes na Ipsos no Canadá e idealizador da pesquisa.

 O painel de discussão contou com a presença de Beatriz Bottesi, head de Marketing Latam na Meta, Maria Paula Fonseca, Diretora do CoE da Marca na Natura, Maia Mau, Diretora de Marketing do Google no Brasil e Juliana Roschel, Head de Marketing e Crescimento na Nubank, para uma conversa sobre a influência e o sucesso das marcas.

 Para Calliari, apesar de a pandemia ter afetado o comportamento e a relação dos consumidores com as marcas, os resultados da pesquisa demonstram que algumas empresas souberam se adaptar e se destacaram em um cenário desafiador. “A nossa pesquisa reforça que, além de produtos e serviços de qualidade, é importante que as marcas criem conexões emocionais com os consumidores e transmitam valores com os quais eles se identifiquem”.

 

Google (GOGL34): Samsung ameaça mudar para Bing como buscador padrão

O Googlepode deixar de ser o mecanismo de busca padrão nos dispositivos da Samsung. A empresa japonesa estava considerando substituir o Google pelo Bing da Microsoft como buscador. E isso parece ter abalado alguns funcionários da empresa americana, segundo informações do The New York Times e veiculada pelo Estadão.

Por anos, o Bing foi um mecanismo de busca em segundo plano em relação ao Google. Mas se tornou muito mais interessante para os especialistas do setor quando adicionou recentemente nova tecnologia de inteligência artificial (IA).

De acordo com jornal americano, a reação da gigante tecnológica foi de “pânico”. Um valor estimado de US$ 3 bilhões em receita anual estava em jogo com o contrato da Samsung. Um adicional de US$ 20 bilhões está vinculado a um contrato semelhante da Apple, que será renovado este ano.

Cada vez mais competidores turbinados por IA estão se tornando rapidamente a ameaça mais séria ao negócio de busca do Google em 25 anos, para não ficar para trás a companhia iniciou o desenvolvimento de um novo buscador. Além disso, também o tradicional também será atualizado.

Sob o nome de projeto Magi, estão sendo criadas por designers, engenheiros e executivos que trabalham em salas de sprint para ajustar e testar as últimas versões. O novo mecanismo de busca ofereceria aos usuários uma experiência muito mais personalizada do que o serviço atual da empresa, tentando antecipar as necessidades dos usuários.

Lara Levin, porta-voz do Google, afirmou em um comunicado que “nem todas as ideias de produto ou conceitos de brainstorming levam a um lançamento, mas, como já dissemos antes, estamos animados em trazer novas funcionalidades alimentadas por IA para a busca e compartilharemos mais detalhes em breve”.