Neste ano, a Receita Federal prevê que a declaração pré-preenchida ganhe maior aceitação, alcançando cerca de 40% de todas as declarações do Imposto de Renda (IR), o que equivale a aproximadamente 17 milhões de contribuintes. Essa opção está disponível exclusivamente para aqueles que possuem uma conta ouro ou prata no portal gov.br.
A Receita Federal divulgou, nesta quarta-feira (6), sua previsão durante uma coletiva de imprensa para apresentar as novas regulamentações do IR. Para esta temporada, a expectativa é receber 43 milhões de declarações, o que representa um aumento de 4% em relação ao ano anterior.
Declaração pré-preenchida do IR
A declaração pré-preenchida é um formato automatizado que já inclui as informações do contribuinte, o que ajuda a reduzir possíveis erros, especialmente durante o período de entrega da declaração, onde esses erros são mais frequentes.
As informações disponíveis incluem rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, todas importadas da declaração do ano anterior. Além disso, também são incluídos dados do carnê-leão e declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou de serviços médicos.
A declaração pré-preenchida estará disponível em todas as formas, seja no programa do IR 2024 ou no próprio aplicativo da Receita Federal, o “Meu Imposto de Renda” .
“A responsabilidade sobre as informações na declaração pré-preenchida é do contribuinte. A Receita apenas repassa as informações que já tem. Se o contribuinte sentir que tem alguma informação divergente, é importante ele entrar em contato com essa fonte, porque existe uma informação errada na instituição”, afirmou José Carlos da Fonseca, auditor-fiscal e responsável pelo programa do Imposto de Renda 2024.
Os contadores também poderão adotar a modalidade aos seus clientes. “Para autorizar o contador, o contribuinte deverá dar uma procuração eletrônica, permitindo o acesso ao profissional. Também é possível autorizar um conhecido. Para isso, o contribuinte vai na aba ‘Autorizar o acesso’, digitar o CPF do profissional ou de qualquer pessoa que queira, e pronto. Da mesma forma, eu removo a autorização de acesso”, explica Fonseca.
Uma das novidades desta temporada em 2024 é que o registro de aeronaves será automaticamente incluído na declaração pré-preenchida do contribuinte. Isso será possível através do cruzamento de informações entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Receita Federal.