A Irani (RANI3) comunicou ao mercado, nesta sexta-feira (29), que contratou o BTG Pactual para atuar como formador de mercado das ações ordinárias de emissão da companhia, a partir da próxima segunda-feira (2).
Sendo assim, o contrato de Genial Institucional CCTVM S.A. com a Irani, para o exercício da mesma atividade, chegou ao fim.
Desse modo, a contratação do BTG Pactual tem por finalidade “formar mercado” e ampliar a liquidez das ações ordinárias da companhia.
O contrato tem prazo de doze meses, prorrogável automaticamente por iguais períodos caso não haja manifestação contrária de nenhuma das partes.
Nesse sentido, a Irani esclarece que atualmente existem 106.082.666 (cento e seis milhões, oitenta e dois mil, seiscentos e sessenta e seis) ações ordinárias em circulação no mercado. Além disso, a empresa afirma que não celebrou nenhum contrato com o BTG Pactual que regulamente o exercício de direito de voto ou a compra e venda de títulos emitidos por ela.
Irani (RANI3): Citi recomenda compra
As ações da Irani (RANI3) receberam recomendação de compra do Citi. Além disso, o banco norte-americano estipulou um preço-alvo de R$ 14,00 para a empresa de celulose.
Em relatório, os analistas do Citi escreveram que as tendências estruturais continuarão favorecendo o desempenho superior da Irani em relação à economia doméstica no médio prazo.
Com isso, o banco norte-americano acabou destacando o crescimento do comércio eletrônico e o aumento da conscientização sobre sustentabilidade (plástico para fibras).
Apesar do recente desempenho positivo, os analistas da casa ainda enxergam um potencial de valorização adicional para a ação, visto que os resultados de sua Plataforma Gaia começarão a aparecer nos próximos anos.
A plataforma está dividida em dez frentes, das quais as mais relevantes já foram concluídas fisicamente e estão começando a ser implementadas.
Além disso, o Citi também apontou que a Irani está bem posicionada no mercado doméstico devido à sua produção integrada de papel de fibra longa e papel reciclado para papel kraft, além de sua conversão para embalagens de papelão ondulado.
“A empresa possui uma base diversificada de clientes em ambos os segmentos, com um foco de nicho no primeiro – como sendo o principal fornecedor de papel da Bagkraft para embalagens de entrega e tendo uma maior exposição ao segmento de alimentos (77% contra 64% em média) no segundo, o que proporciona resiliência de volumes em ciclos econômicos adversos”, explicou a instituição financeira.