IRB (IRBR3): Santander (SANB11) eleva preço-alvo

O Santander reiterou recomendação neutra para os papéis do IRB

As ações do IRB (IRBR3) tiveram seu preço-alvo elevado de R$ 24,00 para R$ 43,00 pelo Santander (SANB11). Apesar disso, a instituição financeira reiterou recomendação neutra para os papéis da companhia.

“Estamos revisando nossas estimativas para o IRB, uma vez que a empresa obteve lucro no 1T23, e para incorporar uma sinistralidade melhor e premissas de crescimento de prêmios mais conservadoras em nosso modelo”, escreveram os analistas Arnon Shirazi, Anahy Rios e Henrique Navarro em relatório.

O Santander projeta que o IRB atinja um lucro líquido de R$ 142 milhões em 2023, com um Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) de 3,5% – abaixo de sua projeção de 13%.

“Nossos números estão em linha com o consenso, mas abaixo do número que chegaríamos pelo cálculo da estimativa de lucro líquido da empresa a partir do consumo de créditos tributários”, pontuaram os analistas da instituição financeira.

Apesar do otimismo com a resseguradora, o Santander alertou sobre a importância do evento climático El Niño. “É importante ressaltar que, embora acreditemos que a empresa esteja passando por uma história de turnaround, vemos a probabilidade de um novo evento El Niño como uma ameaça potencial à recuperação da empresa, pois pode levar a um aumento da sinistralidade novamente”, afirmou.

Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), há uma probabilidade de 93% de um evento El Niño acontecer em 2023/2024, afetando safras agrícolas.

“Embora reconheçamos que o IRB reavaliou a maioria de seus prêmios recentemente, provavelmente incorporando riscos de novos eventos climáticos, bem como sua exposição, ainda vemos riscos para os resultados da empresa”, completou o Santander.

Nesta quarta-feira (21), por volta das 14:15 (de Brasília), as ações do IRB avançavam 3,62%, cotadas a R$ 39,78.

IRB Brasil (IRBR3) teve queda de 89,4% no lucro do 1T23

O IRB Brasil (IRBR3) reportou lucro líquido de R$ 8,55 milhões no primeiro trimestre de 2023, queda de 89,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Já o prêmio emitido total caiu 21% em relação ao primeiro trimestre de 2022, alcançando R$ 1,6 bilhão, em linha com a estratégia da companhia. Nos primeiros três meses de 2023, os negócios firmados no Brasil responderam por 64% do portfólio e recuaram 19% na comparação anual, para R$ 1,0 bilhão.

“Seguimos com a meta de alcançar 80% do nosso portfólio no Brasil, reforçando nossos diferenciais competitivos, e completando com 15% de prêmios emitidos na América Latina e 5% em outros mercados”, afirmou o IRB em documento.