Participação

Isa CTEEP (TRPL4): Morgan Stanley eleva participação para 5,1%

Fatia está dividida em 7.981.031 ações preferenciais e 12.565.135 ações preferenciais tomadas por meio de empréstimo

Isa CTEEP
Foto: Divulgação / Isa Cteep

A Isa CTEEP (TRPL3; TRPL4) (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) revelou que o Morgan Stanley alcançou uma participação total de 5,1% nas ações preferenciais da empresa.

A participação do Morgan Stanley é composta por 7.981.031 ações preferenciais e 12.565.135 ações preferenciais adquiridas por meio de empréstimo de ações.

Além disso, o Morgan Stanley detém uma exposição de 111.900 ações por meio de instrumentos financeiros derivados, com liquidação financeira prevista.

Eletrobras (ELET3) pagará mais dividendos após vender fatia da ISA Cteep?

Eletrobras (ELET3) registrou na última sexta-feira (12) uma oferta pública para vender parte da fatia que possui na ISA Cteep (TRPL4). Com isso, analistas da Genial Investimentos apontaram que a operação pode gerar um maior percentual de dividendos.

A Eletrobras (ELET3) possui 35,7% da ISA Cteep e registrou uma oferta de até 130 milhões de ações TRPL4, em uma operação que deve arrecadar entre R$ 1,5 e R$ 3,4 bilhões. A distribuição é destinada exclusivamente a investidores e pode gerar um montante de cerca de 1,6% a 3,7% do valor de mercado atual da Eletrobras.

Em relatório, a Genial Investimentos destacou que o movimento é positivo para os papéis da Eletrobras, ainda que não traga um impacto transformacional para a tese. Segundo o “Suno”, a venda ocorre em um cenário de grande reformulação do portfólio da companhia, que já vem sendo desenvolvida desde antes da privatização.

Para a ISA Cteep, a Genial enxerga o evento como neutro, “ainda que deva pressionar as cotações dos papéis no curto prazo”. Os analistas apontam que o movimento não altera o case da companhia em termos fundamentais.

Contudo, os dividendos da Eletrobras podem ser beneficiados pela venda da participação, já que os recursos obtidos com a oferta podem ser destinados aos proventos.