Oriente Médio

Israel realiza ataques aéreos na Síria, diz TV estatal 

Israel vem realizando ataques contra alvos ligados ao Irã na Síria há anos

Israel / Creative Commons
Israel / Creative Commons

Israel realizou ataques aéreos na madrugada desta quinta-feira (horário local) contra uma unidade industrial na cidade síria de Homs e uma instalação militar na zona rural de Hama, resultando apenas em “danos materiais”, segundo informações da TV estatal síria.

Na zona industrial de Homs, o ataque atingiu uma fábrica de automóveis, provocando um incêndio que exigiu a ação das equipes de combate ao fogo, de acordo com Amer Khalil, diretor da área industrial, em declaração à emissora.

Além disso, explosões foram registradas na cidade de Daraa, no sul da Síria, e estão sob investigação, conforme acrescentou a mídia estatal.

Israel tem realizado ataques a alvos vinculados ao Irã na Síria há vários anos, mas intensificou suas operações desde o ataque de 7 de outubro do ano passado, promovido pelo grupo militante palestino Hamas em território israelense.

Irã diz que usinas e refinarias de Israel podem ser alvo de ataque 

As usinas de energia e refinarias de gás de Israel podem se tornar um alvo em resposta a um possível ataque ao Irã, afirmou o vice-comandante da IRGC (Guarda Revolucionária do Irã), Ali Fadavi, afirmou, nesta sexta-feira (4).

Fadavi comentou com a mídia local que o Irã pode mirar em todas as usinas, caso o país vizinho cometa “um erro”. 

“O Irã é um país grande e vasto e tem muitos centros econômicos, enquanto Israel tem três usinas de energia e várias refinarias. Podemos mirar nelas todas de uma vez só”, declarou o militar.

IRGC tem força política, militar e econômica no Irã, isto porque o grupo tem laços estreitos com o líder supremo Ali Khamenei, segundo o portal “UOL”.

O grupo foi criado depois da Revolução Islâmica de 1979 com objetivo de proteger o sistema de governo clerical. Ele tem sua própria força terrestre, marinha e força aérea que supervisiona as armas estratégicas do Irã.

Israel também recebeu ameaças do Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, que disse apoiar os esforços para um cessar-fogo com Israel, embora deixe claro que Teerã irá retaliar de “forma dura”, caso Tel Aviv faça algum ataque ao Irã.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile