Mesmo entre os desafios no cenário macroeconômico, o desempenho das construtoras no 2TRI24 reiterou a imagem positiva que o Itaú BBA reserva para as empresas do setor. Isto porque as vendas no segmento de média renda seguem a crescer de forma constante.
Além disso, tanto os lançamentos quanto as vendas no setor de baixa renda continuam com um ritmo forte, segundo apontamentos das prévias operacionais divulgados ao longo de julho. As construtoras ainda não começaram a divulgar seus balanços do trimestre passado.
Considerando esses fatores, o Itaú BBA reiterou a visão otimista sobre a divisão de baixa renda, com a Direcional (DIRR3) sendo sua favorita, com a Cyrela (CYRE3) logo atrás no segmento de média renda.
Pensando especificamente nas construtoras de média renda, a equipe do banco prevê um 2TRI24 forte, mesmo com a queda de 37% nos lançamentos no período na comparação anual e estáveis na comparação trimestral. Os problemas de operação no trimestre podem ter sido os pontos de influência.
Contudo, o Itaú BBA não vê que isso causará impacto sobre as estimativas para este ano, pois as empresas seguem confiantes no cronograma de lançamentos, de acordo com o “InfoMoney”.
A Even (EVEN3) foi a líder em aumento de lançamentos no trimestre, com alta de 135% na base trimestral. Em seguida vieram Helbor (HBOR3) e Moura Dubeux (MDNE3), com altas de 130% e 85% casa uma, mesmo que os volumes consolidados tenham ficado ligeiramente abaixo do esperado.
Itaú BBA vê vendas sólidas no segmento de renda média das construtoras
Em outra vertente, as vendas estão acelerando e os estoques estão diminuindo no setor de renda média. Os números de vendas seguem sólidos, com alta de 10% na comparação trimestral e 6% na comparação anual.
Portanto, houve um aumento na velocidade de vendas consolidadas para 19%, ante os 16% no 1TRI24, pela combinação, também, com os níveis estáveis de lançamentos.
Enquanto isso, os níveis de estoque atingiram uma marca mais confiável de 14 meses, ante os 15 meses do 1TRI24, sendo o menor desde 2021. Nesse quesito, a Cyrela e a Lavvi (LAVV3) se destacaram pelos baixos níveis de estoque em 11 meses de eventos
Em paralelo a isso, o Itaú BBA avaliou que o ritmo de lançamentos seguiu forte no segmento de baixa renda, impulsionado pelas condições favoráveis no Minha Casa, Minha Vida após revisões recentes.
Houve aumento de 44% nos lançamentos consolidados em relação ao trimestre anterior e 40% na base anual.
O relatório do BBA indica que a Direcional liderou esse crescimento, com aumento de 83% na base trimestral e 10% na anual.