Itaú BBA: Weg (WEGE3) pode ganhar com crise energética na UE

Alta de preços deve acelerar busca por eficiência energética e Weg pode surfar na onda

A alta de preços da energia para níveis recordes na União Europeia (UE) pode beneficiar a Weg (WEGE3), empresa especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas, na região, segundo análise do Itaú BBA divulgada nesta quarta-feira (31). 

Para o banco, o aumento dos custos da energia, que se dá pelo agravamento do conflito na Ucrânia e a proximidade do inverno, deve acelerar a necessidade de busca por maior eficiência energética. 

“Com a eficiência energética sendo uma área crucial e com motores industriais representando 25% de todo o consumo de energia no continente, a necessidade de motores e drives de baixa tensão mais eficientes torna-se determinante”, explicam os analistas do Itaú BBA.

Por isso, o Itaú BBA acredita que a procura por motores e drives de baixa tensão poderia apoiar o impulso positivo de ganhos para a Weg na região, permitindo assim que a empresa ganhe mais participação em um grande mercado.

Além disso, segundo o banco, a necessidade de eficiência energética, juntamente com uma tendência de eletrificação já forte, tem se traduzido em um recorde de entrada de pedidos para a maioria dos fabricantes baseados na Europa. “A Siemens e a ABB, por exemplo, registraram altos níveis históricos de consumo e também estão registrando um segundo semestre positivo com melhora das margens”, apontam.

Para o banco, a Weg está bem posicionada na Europa, com sete fábricas focadas em motores de baixa, média e alta tensão e com receitas que aumentaram nos últimos cinco anos. Mesmo assim, o Itaú BBA aponta espaço para crescimento, uma vez que o mercado é enorme e a participação da Weg ainda é pequena. 

“O mercado de baixa tensão movimenta US$ 3,5 bilhões, e a Weg tem 8% de participação, por exemplo”, aponta o relatório.

Itaú BBA reitera ações outperform da Weg

No relatório assinado por Daniel Gasparete, o Itaú BBA reiterou sua recomendação de compra para a ação da Weg, em outperform. 

A “movimentação” foi baseada em três fatores, entre eles um impulso positivo dos ganhos e um valuation relativamente atraente. Nas contas do banco, a Weg negocia a 25x seu lucro do ano que vem.