Mercado

Itaú (ITUB4) elege Gabriel Amado como novo CFO

Moura, CEO do Itaú no Chile, assumirá a posição de diretor de finanças em substituição ao atual CFO, Alexsandro Broedel Lopes

Itaú
Foto: Divulgação

O Itaú Unibanco (ITUB4) escolheu Gabriel Amado de Moura, CEO do Itaú no Chile, para assumir a posição de diretor de finanças em substituição ao atual CFO, Alexsandro Broedel Lopes, informou a companhia na sexta-feira (5).

Segundo comunicado do banco, Lopes está deixando a organização para “assumir desafios fora do país”.

Moura ingressou no Itaú Unibanco em 2000 e está no Itaú Chile desde 2016, onde atuou como diretor financeiro até 2019 e, em 2020, se tornou o presidente-executivo da unidade chilena.

O atual CEO do banco Itaú no Uruguai, André Carvalho Whyte Gailey, assumirá o posto de Moura, enquanto Agustin Tafernaberry Elorza ficará no comando das operações no Uruguai, de acordo com o comunicado.

O processo de transição tem início de imediato e, de acordo com o banco, deve ser finalizado em 1º de outubro.

Itaú vai lançar ‘super app’ e novas funcionalidades

Itaú (ITUB4) apresentou, nesta quinta-feira (4), detalhes sobre o seu ‘super app’ – a junção de seis aplicativos em um.

O banco está fundindo os aplicativos Itaú, Itaú Cartões, Credicard, Credicard On, iti e Hipercard, trazendo 15 milhões de usuários para o grande app.

Segundo a instituição financeira, a migraçao dos clientes até o fim de 2025. Com o tempo, os demais aplicativos serão descontinuados.

A parte PJ, a plataforma de investimentos íon e a corretora Avenue vão continuar com apps separados.

O banco também anunciou a criação de quatro novas funcionalidades: hub de cartões, hub de pagamentos, pix crédito e a função “guardar dinheiro”, equivalente às “caixinhas” que já existem nos apps de bancos digitais.

No hub de cartões, clientes poderão transferindo saldo de um cartão de crédito para o outro, parcelando posteriormente compras que originalmente foram feitas à vista e mesmo quitando de forma antecipada compras parceladas – com um desconto de 9,5% oferecido pelo banco.