Preferência

Itaú (ITUB4) é a principal escolha do BTG após resultados do 2T24

Segundo os analistas, o Itaú é a “opção preferida entre os bancos brasileiros,” o que justifica a recomendação de compra para as ações

Itaú
Itaú / Foto: Divulgação

Os quatro maiores bancos do Brasil já divulgaram seus resultados para o segundo trimestre de 2024 (2T24). Entre Santander (SANB11), Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3), apenas um deles apresentou um desempenho que “convenceu” os analistas do BTG Pactual.

Segundo os analistas, o Itaú é a “opção preferida entre os bancos brasileiros,” o que justifica a recomendação de compra para as ações ITUB4 no momento.

De acordo com um relatório recente do BTG, o Itaú é um “banco incumbente claramente premium” que apresentou resultados sólidos no segundo trimestre de 2024. Por essa razão, está entre as 10 ações recomendadas como oportunidades de investimento na bolsa brasileira para este mês de agosto.

Os analistas do BTG Pactual consideram que o Itaú entregou um excelente balanço no segundo trimestre, destacando-se tanto em crescimento quanto em rentabilidade, com resultados robustos e consistentes.

Itaú (ITUB4) lucra R$ 10,1 bilhões no 2TRI24, alta anual de 15,2%

Itaú (ITUB4) reportou lucro recorrente gerencial de R$ 10,1 bilhões no segundo trimestre de 2024 (2TRI24). O valor corresponder a alta de 15,2% maior na base comparativa anual. O resultado ficou praticamente em linha com o esperado, pois o consenso LSEG estimava um lucro líquido de R$ 10 bilhões.

O Itaú registrou um ROE (retorno sobre patrimônio líquido) anualizado de 22,4%, com crescimento de 1,5 ponto percentual em comparação com o segundo trimestre de 2023.

O banco é considerado a instituição financeira privada do Brasil e encerrou o período em questão com um carteira de crédito total ajustada em R$ 1,254 trilhão, com crescimento anual de 8,9%.

A margem financeira gerencial foi de R$ 27,665 bilhões, com alta de 6,4% ante o mesmo período de 2023, de acordo com o “InfoMoney”.

Além disso, a margem com clientes do banco avançou 5,4% anualmente, atingindo a marca de R$ 26,3 bilhões. Já a margem com o mercado, de R$ 1,4 bilhão, com expansão de 31%.