Itaúsa (ITSA4) reduz dividendos "por bom motivo", diz Setubal

CEO da Itausa prevê retomada mais forte de dividendos no "médio prazo"

Itaúsa (ITSA4) reduz dividendos "por bom motivo"
Itaúsa teve lucro líquido recorrente de R$ 3

O CEO da Itaúsa (ITSA4), Alfredo Setubal, afirmou, durante o Panorama Itaúsa, evento realizado no estúdio do Itaú Cultural, em São Paulo, nesta quinta-feira (1), que a holding reduziu os dividendos nos últimos anos “por um bom motivo”. Segundo Setubal, as empresas que fazem parte da holding estão realizando grandes investimentos e desalavancando seus balanços, com o intuito de crescer seus negócios. 

“Neste momento estamos em um vale. O banco distribuindo menos, as empresas não financeiras distribuindo menos, mas com perspectivas de, a médio prazo, com investimentos mais consolidados, dívidas menos relevantes nos balanços da empresa, poder voltar a distribuir dividendos maiores”, disse Setubal.

“O próprio banco deve, nos próximos anos, aos poucos, aumentar o dividendo mínimo do que é pago. Vejo, a médio prazo, a Itaúsa retornando seus níveis históricos de dividendos na faixa de 40% do resultado, mas hoje estamos em um vale, pela boa razão de estarmos investindo”, completou Setubal.

Setubal explicou, durante o evento online, que historicamente a holding paga de 37% a 40% dos resultados da empresa em dividendos para os acionistas. “Praticamente o que a gente distribui para os nossos acionistas, todo ano, são os dividendos que a Itaúsa recebe do Itaú Unibanco”, disse o CEO da companhia.

Entre 2017 e 2019, o Itaú Unibanco distribuiu dividendos acima do valor historicamente pago pelo banco, devido aos seus resultados mais robustos. O banco chegou a distribuir, em 2018, quase 90% do resultado em dividendos. 

“Em 2018 tivemos um retorno muito grande e repassamos isso para os acionistas. O payout foi muito acima do que praticamos, que é 37% do resultado. Neste momento estamos em um vale. A Itaúsa está repassando dividendos do banco, e o banco está distribuindo dividendos mínimos, porque a carteira de crédito está crescendo bastante e demanda capital”, disse Setubal. 

Perspectivas da Itaúsa para 2023

O CEO da Itaúsa destacou que 2023 será um ano desafiador, devido ao cenário macroeconômico, mas afirmou que a companhia está bem posicionada, com endividamento baixo e “marcas muito fortes”.

“Vivemos um cenário de inflação alta, juros crescentes, incertezas e recessão na Europa. Tudo isso terá impacto no Brasil, mas felizmente temos empresas muito sólidas, pouco endividadas e marcas muito fortes, marcas líderes”, disse Setubal.

Setubal destacou que o Itaú Unibanco, que é a maior empresa do grupo, deverá ter um crescimento de carteira de crédito, além de estar, cada vez mais, investindo na atuação digital e busca por eficiência. 

“O banco está muito bem posicionado, tanto do ponto de vista de crédito, quanto digital. O banco está muito bem, muito sólido. Olhando para Alpargatas, a estratégia da Havaianas continua sendo de crescer no mercado internacional, isso é difícil, a gente sofre bastante, acerta em alguns lugares, erra em outros, mas ao longo do tempo vamos entrar mais no cenário internacional, é uma marca muito forte”, disse Setubal.

“Também com uma estratégia digital, queremos crescer as vendas no digital tanto no Brasil quanto no exterior”, complementou o CEO da Itaúsa.