Mercado

JGP revela "preocupação" com tecnologia, inovação e mercado

Tradicional gestora de recursos e patrimônio montou um estande na Expert XP 2023

Com auxílio de inteligência artificial, a JGP, tradicional gestora de recursos e patrimônio, montou um estande na Expert XP 2023 com a proposta de convidar o público a “viajar” 25 anos no futuro.

“O convite do nosso estande é pensar nos últimos 25 anos da companhia, sobre ter sido bem sucedida ao longo do tempo e continuar relevante ao longo do tempo, e pensar o que a gente tem que fazer nos próximos 25 anos”, explica Ilan Parnes, RI da JGP.

A interação com a inteligência artificial permite que o público do evento possa tirar uma foto e se enxergar 25 anos mais velho. A proposta é fomentar a ideia de como se reinventar hoje para alcança este futuro visualizado. “Não adianta só ter a experiência, só ter essa vivência e e ter sobrevivido até aqui, mas para se manter relevante eu tenho que continuar investindo hoje, tendo visão de futuro”, explica.

Parnes ainda compartilhou a “preocupação” da JGP de continuar se reinventando todos os dias. Apesar de ser uma “gestora de cabelo branco”, os anos de experiências, enfrentando diferentes crises e momentos de mercado, só reforçam a necessidade de se manter moderno.

“Hoje, por exemplo, dos duzentos profissionais da JGP, quase trinta são programadores ou cientistas de dados. Então, a gente é referência na parte de tecnologia em gestores do Brasil. Outro ponto é que a gente é referência de ESG no Brasil e pra gente tem sido transformacional o quanto que a gente evoluiu nesses critérios e o quanto que a gente conseguiu colocar esses critérios para dentro das nossas análises”, destaca.

JGP: preocupação para o segundo semestre

Segundo Ilan, na visão da gestora, o primeiro semestre de 2023 foi benigno tanto para países emergentes quanto para os países desenvolvidos. “Se esperava que esse aumento de juros nos EUA tivesse causado um enfraquecimento no mercado de trabalho lá e isso não aconteceu. A mesma coisa se esperava de uma volta gigantesca da China no pós-covid e a coisa não foi tão boa, mas em compensação não bateu tanto nos seus mercados emergentes”, disse, acrescentando que

Para o segundo semestre, a preocupação está em entender se esse cenário positivo vai continuar ao longo do tempo.

Expert XP

A primeira edição da Expert XP aconteceu em 2011, especialmente para os assessores de investimentos da XP. Em 2017, o evento abriu as portas ao público geral, com o intuito de alcançar a vida dos brasileiros por meio da educação financeira. Em 2019, na última edição presencial, tornou-se o maior festival de investimentos do mundo, com mais de 30 mil pessoas presentes.