Mais que o previsto

Jolts: vagas abertas nos EUA caem para 7,4 mi em setembro

Especialistas sinalizam desaceleração mais ampla na economia dos EUA, que pode impactar expectativas quanto aos cortes nos juros

Jolts EUA
Foto: Unsplash

De acordo com o mais novo relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey), o número de vagas de emprego abertas nos EUA em setembro caiu para 7,4 milhões.

O resultado ficou aquém da previsão de analistas, que esperavam recuo para 7,9 milhões. O número de agosto foi revisado para 7,9 milhões, ante resultado inicial de 8 milhões.

O volume de contratações subiu para 5,6 milhões em setembro, de 5,4 milhões revisados em agosto. Já as demissões caíram para 3,1 milhões, de 3,2 milhões revisados em agosto.

Este é o primeiro dos três dados mais importantes sobre o mercado de trabalho dos EUA. Na quarta-feira (30), saem os números de emprego do setor privado de setembro em relatório produzido pela ADP (Automatic Data Processing).

Na sexta-feira (1), o Payroll, indicador favorito do Fed (Federal Reserve), divulgará o balanço completo do mercado de trabalho americano no mês anterior.

Economia dos EUA em desaceleração? Especialistam avaliam impactos na política monetária

Segundo Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, a queda no número de vagas abertas de emprego refletem a crescente cautela das empresas diante de um “cenário econômico mais incerto”.

“Em um contexto onde o consumo e a demanda estão dando sinais de desaceleração, o Fed pode ver nesses dados uma justificativa para manter ou até aprofundar cortes nas taxas de juros, a fim de estimular a economia e evitar uma desaceleração mais acentuada”, destacou Monteiro.

José Alfaix, Economista Da Rio Bravo, chama atenção para o número de demissões, que saltou para o seu maior nível desde janeiro de 2023, enquanto a vacância cai de forma geral entre as indústrias. 

“No entanto, houve queda no número de demissões voluntárias. Ou seja, os trabalhadores estão menos confiantes em trocar de emprego, o que corrobora para a visão de desaceleração do mercado de trabalho”, explicou Alfaix.

Para o analista CNPI da Ouro Preto Investimentos, Sidney Lima, porém, embora o Jolts reforce a tendência de redução nas vagas de emprego, é crucial observar como os demais indicadores econômicos se comportarão. “Se a tendência se confirmar, isso poderá influenciar o Fed a manter sua trajetória de cortes mais generosos”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile