Mercado de trabalho

Jolts: vagas de emprego abertas nos EUA sobem para 8 mi em agosto

Dado de agosto veio acima do esperado pelo consenso LSEG de analistas, que estimava a criação de 7,6 milhões de vagas

EUA
Foto: Unsplash

A abertura de postos de trabalho dos setores não-agrícolas nos EUA apresentou avanço entre julho e agosto, de 7,711 milhões (número revisado para cima)  para 8,040 milhões, de acordo com o relatório Jolts, publicado nesta terça-feira (1º) pelo Departamento do Trabalho do país. Em agosto de 2023, tinham sido abertos 9,358 milhões de postos.

O resultado do relatório Jolts de agosto ficou acima do esperado pelo consenso LSEG de analistas, que estimava a criação de 7,6 milhões de vagas.

Ao longo do mês, as contratações mudaram pouco, de 5,4 milhões para 5,3 milhões. Já total de desligamentos passou de 5,3 milhões para 5,0 milhões.

Powell diz que Fed não tem pressa em cortar juros

O presidente do Fed (Federal Reserve), Banco Central dos EUAJerome Powell, declarou na tarde desta segunda-feira (30) que a autoridade monetária não tem pressa em cortar os juros. A fala não teve efeito positivo no humor dos investidores, que apostaram em um ritmo mais rápido de flexibilização monetária no país norte-americano.

Após as falas de Powell, as bolsas em Nova York ampliaram as perdas, enquanto no Brasil o Ibovespa acelerou a contração, e o dólar e os juros futuros passaram a subir ainda mais.

Ele destacou que a recente decisão de cortar os juros em 0,50 p.p. (ponto percentual), para a faixa de 4,75% a 5,00% ao ano, “reflete maior confiança de que, com a recalibragem da política monetária, manteremos um mercado de trabalho forte e inflação perto da meta.”

Além disso, ele acrescentou, segundo o “Valor”, que “tem confiança de que a inflação está na meta de 2%” ao ano e que “não precisamos mais do enfraquecimento do mercado de trabalho para atingir a meta”.