A semana será mais curta no Brasil, mas promete ser turbulenta no exterior. Na quarta-feira (02), a B3 (Bolsa Brasileira) estará fechada por conta do feriado de Dia de Finados. No entanto, o mercado lá fora estará a todo vapor, com mais uma decisão sobre juros nos EUA e a divulgação do payroll. No Brasil, muitas empresas irão divulgar seus balanços do terceiro trimestre de 2022.
Na segunda-feira (31), o Banco Central irá divulgar o Boletim Focus. No mesmo dia, Localiza (RENT3), Cielo (CIEL3), PRIO (PRIO3), CSN (CSNA3) irão divulgar seus balanços do terceiro trimestre.
Na terça-feira (01), será publicada a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). O Banco Central manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, na última quarta-feira (26), em decisão unânime. Também na terça-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai divulgar a produção industrial do mês de setembro.
Na quarta-feira (02), a B3 estará fechada por conta do feriado de Dia de Finados.
Na quinta-feira (03), muitas companhias irão divulgar seus balanços do terceiro trimestre de 2022, como Petrobras (PETR3;PETR4), Lojas Renner (LREN3) e GPA (PCAR3).
Federal Reserve será o protagonista da semana
Na quarta-feira, o Fomc (Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve) deve dar continuidade ao ciclo de aperto monetário. A decisão sobre a taxa de juros dos EUA será dada por Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano).
Mais de 80% das previsões acompanhadas pelo monitor de juros, do CME Group, apontam para mais uma alta de 75 pontos-base. Assim, os juros americanos passariam a uma faixa entre 3,7% e 4% ao ano.
Na sexta-feira (04), o payroll será divulgado. O consenso Refinitiv, com a média das projeções do mercado, aponta para a criação de 220 mil vagas de trabalho em outubro, 43 mil a menos do que em setembro.
Ainda no exterior, o Banco Central da Inglaterra irá tomar uma decisão sobre juros na próxima quinta-feira. O consenso Refinitiv prevê nova elevação de 75 pontos-base, para 3% ao ano.