A Latam Airlines estuda voltar aos mercados de capitais dos EUA após o corte de quase US$ 4 bilhões em dívidas durante uma reestruturação que durou anos. A maior companhia aérea da América Latina saiu da recuperação judicial em novembro do ano passado, e busca listar novamente seus recibos de ações na Bolsa de Valores de Nova York este ano.
Em entrevista à Bloomberg, o presidente da Latam, Ramiro Alfonsín, disse que o mercado pode conhecer uma nova companhia. “Em 2024, é provável que comecemos a abordar a questão do refinanciamento”.
A companhia, que opera 310 aeronaves e tem a maior participação em pelo menos quatro mercados da América do Sul, foi uma das três grandes companhias latino-americanas a buscar reestruturação nos tribunais americanos quando a pandemia da Covid-19 paralisou as viagens aéreas em 2020.
A empresa tem cerca de US$ 6,5 bilhões em dívidas, incluindo mais de US$ 1 bilhão em notas garantidas com vencimento em 2027 e 2029 que foram emitidas como colocações privadas durante a reestruturação.
Latam levanta US$ 2,2 bilhões para entrar em acordo com EUA
A Latam levantou US$ 2,2 bilhões, entre financiamentos e notas sênior garantidas, em negociações com credores. O montante levantado irá colaborar para que a empresa saia da recuperação judicial nos EUA, o Chapter 11, na primeira semana de novembro.
Em meio ao difícil cenário do setor aéreo, a Latam estava enfrentando dificuldades para fechar os percentuais de retorno que os compradores dos papéis teriam, segundo informações do “Valor”.
Com credores, a empresa precificou a oferta de US$ 450 milhões do valor principal das notas garantidas sênior com vencimento em 2027, com um cupom de 13.375%, a um preço de emissão de 94.423%.
Já o valor principal de US$ 700 milhões de notas garantidas sênior com vencimento em 2029 foi negociado com um cupom de 13.375%, a um preço de emissão de 93.103%.
Além disso, a companhia fechou o financiamento de cinco anos de US$ 1,1 bilhão.
“Em um contexto muito desafiador e dinâmico, estamos no caminho para concluir o financiamento exigido pelo Plano de Reestruturação. Nas próximas semanas, esperamos sair do Capítulo 11 com US$ 2,2 bilhões de liquidez e uma redução da dívida de cerca de 35% em relação ao que tínhamos quando começamos esse processo”, disse o presidente da Latam, Roberto Alvo, em nota.