Mercado

Locadoras de carro devem ter 2024 com crescimento moderado, diz Fitch

A expectativa é que a frota destinada ao aluguel de carros apresente um crescimento leve

A agência de classificação de riscos Fitch Ratings prevê uma perspectiva “neutra” para o setor de locadoras de carros no Brasil em 2024, apontando para um crescimento moderado na base de ativos das locadoras de veículos e frotas no país.

“Na locação de veículos pesados, máquinas e equipamentos, a baixa penetração do mercado deve continuar sendo o motor da demanda”, diz o relatório, assinado por Renato Mota, diretor da Fitch.

A expectativa é que a frota destinada ao aluguel de carros apresente um crescimento leve, enquanto o segmento de gestão de frotas pode testemunhar um avanço mais expressivo. Isso se deve à baixa penetração deste serviço nas empresas brasileiras e ao aumento do aluguel em períodos mais longos para pessoas físicas.

“Crescimento moderado e continuidade do ciclo de corte de juros devem contribuir para uma melhora da geração de caixa operacional e da rentabilidade e reforçar o equilíbrio das estruturas de capital. A expectativa é de manutenção de índices de alavancagem e liquidez em patamares adequados aos ratings”, complementou.

De acordo com a agência, é esperado que as tarifas de locação permaneçam em níveis adequados, assegurando uma rentabilidade suficiente para manter o spread do retorno sobre o investimento em um patamar saudável em relação ao custo da dívida.

“As principais empresas do setor contam com amplo acesso a fontes de financiamento, sendo que a parcela dos ativos desalienados deve contribuir para a flexibilidade financeira”, afirmou o documento.

A tendência de queda contínua das taxas de juros deve proporcionar um alívio adicional, reduzindo a pressão sobre o fluxo de caixa das operações. Mesmo com os investimentos projetados para aumentar a base de ativos, previstos de forma moderada, é esperado que o fluxo de caixa livre das locadoras permaneça negativo em 2024, sem exercer pressões significativas sobre a alavancagem financeira.

XP reforça visão positiva sobre Localiza (RENT3) e setor de locação

Após reunião com o CFO da Localiza (RENT3), Rodrigo Tavares, a XP Investimentos reiterou a visão positiva sobre a Localiza (RENT3), bem como avalia que o setos de setor de aluguel de carros no Brasil permance apresentando horizontes positivos no mercado.

Na análise da XP, a partir do próximo ano, há uma oportunidade de melhorar os resultados através de um cenário provável de taxas mais baixas, a recuperação da demanda de aluguel de carros e a manutenção da demanda forte por aluguel de frotas.

Embora haja uma preocupação sobre o preço dos veículos de seminovos pela Localiza, a empresa locadora de carros prevê uma melhora no cenário em 2024, apostando em um mix de seminovos e de uma frota mais jovem. 

Na análise de Tavares, a melhoria no segmento de seminovos deve ser gradual. Apesar disso, na conversa com a XP, ele afirmou não vê um cenário estruturalmente pior para o custo total de propriedade dos veículos.

Ainda segundo o profissional, no proximo ano a Localiza deve priorizar manter o foco na melhoria dos níveis de retorno, levando em consideração os preços frente ao crescimento. A vantagem competitiva com a fusão com a Unidas e a melhora no balanço após o follow-on de R$ 4,5 bilhões, em junho deste ano, deixam a gestão mais confortável para focar em retorno, com menos risco de perda de market share, avalia a XP.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile