A L’Oréal adquiriu uma participação minoritária na empresa suíça de cuidados com a pele Galderma, avaliada em US$ 1,85 bilhão. A aquisição amplia sua presença no mercado de injeções estéticas, como preenchimentos, que está em rápida expansão.
Este acordo sinaliza o retorno da L’Oréal à Galderma, uma empresa que cofundou com a Nestlé há mais de 40 anos e da qual se afastou em 2014. Além disso, demonstra o suporte da L’Oréal à Galderma, quase cinco meses após sua listagem em uma das maiores ofertas públicas iniciais do ano.
A gigante francesa de cosméticos ressaltou a posição da Galderma como um dos principais líderes no mercado de injeções para suavização da pele, uma área em que a marca Dysport da Galderma compete diretamente com o Botox da Abbvie. A L’Oréal afirmou que o investimento possibilitará a exploração de novas parcerias neste setor em rápido crescimento.
“Temos observado esses mercados”, disse o diretor-presidente da L’Oréal, Nicolas Hieronimus, a analistas. “Estamos muito confiantes de que este mercado continuará a crescer”, acrescenta.
A L’Oréal adquiriu a participação de 10% na Galderma que pertencia à Sunshine SwissCo, controlada pela EQT, Abu Dhabi Investment Authority e Auba Investment. Embora o valor da transação não tenha sido revelado, a L’Oréal informou que financiará o acordo por meio de recursos próprios e linhas de crédito.
Uma participação de 10% na Galderma foi avaliada em cerca de 1,59 bilhões de francos suíços, o que corresponde a aproximadamente US$ 1,85 bilhão, com base no preço de fechamento das ações na sexta-feira (2).
Novas parcerias
As empresas também se comprometeram a colaborar em uma nova parceria de pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de co-criar novos produtos dermatológicos.
A colaboração entre as duas empresas será focada em estética injetável, e a L’Oréal não terá envolvimento nas decisões estratégicas da Galderma nos segmentos em que ambas competem, conforme afirmaram executivos da empresa francesa.
L’Oréal apresenta margens recordes e crescimento robusto no 1S24
A L’Oréal apresentou um desempenho sólido no primeiro semestre do ano, com um crescimento expressivo nas vendas e margens recordes.
A gigante do setor de beleza reportou um aumento de 7,3% nas vendas comparáveis e atingiu uma margem bruta de 74,8%, destacando-se com avanços significativos em sua saúde financeira.
No primeiro semestre, a margem operacional da L’Oréal alcançou um novo recorde de 20,8%, e o lucro líquido cresceu 8,8%, totalizando € 3,65 bilhões.
Apesar de enfrentar desafios como flutuações cambiais e dificuldades no mercado do norte da Ásia, a empresa se beneficiou de seu portfólio diversificado e dos investimentos estratégicos em inovação e sustentabilidade, consolidando sua posição de liderança no mercado global de beleza.