Tragédia

Lula decreta luto no País pelas vítimas de desastre aéreo em São Paulo

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao saber do desastre, manifestou solidariedade pelas vítimas do acidente aéreo

Presidente Lula (PT) sobre PIB
Presidente Lula (PT / Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o país em homenagem às vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.

“É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados a partir da publicação deste decreto, em sinal de pesar pelas vítimas do desastre aéreo, voo 2283, rota Cascavel/Guarulhos, ocorrido no dia 9 de agosto de 2024”, diz o texto do decreto.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Lula expressa condolências

Na tarde de ontem, ao ser informado sobre o acidente aéreo, o Lula expressou suas condolências às vítimas. Durante um discurso em um evento em Itajaí, Santa Catarina, o presidente solicitou um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

“Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim e eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 57 passageiros [depois confirmados 58] e quatro tripulantes, e parece que todos morreram. Então, eu queria pedir um minuto de silêncio pelas vítimas”, disse.

O acidente ocorreu por volta das 13h30 de sexta-feira. Uma aeronave turboélice da marca francesa ATR, operada pela Voepass, caiu em Vinhedo, município vizinho a Campinas.

O voo, que partiu de Cascavel, no Paraná, estava a caminho do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. De acordo com a empresa, o voo 2283 estava transportando 57 passageiros e quatro membros da tripulação.

A Voepass Linhas Aéreas forneceu à imprensa a lista com os nomes dos passageiros envolvidos no acidente. A empresa também está oferecendo suporte às famílias afetadas e disponibilizou o número 0800 941971 para fornecer informações adicionais.

Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo-SP

Um avião caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Foi informado pela Polícia Militar à EPTV que o chamado foi recebido às 13h28 na Rua João Edueta, nas proximidades da Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). As autoridades enviaram equipes ao local.

De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, a companhia aérea que é proprietária da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, do modelo ATR-72. Segundo a empresa, a aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) indicam que o modelo comporta 68 passageiros.

Ainda não há informações sobre possíveis vítimas. Contudo, hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP), cidade vizinha, já estão sendo mobilizados para estarem preparados para o recebimento de possíveis feridos. O “G1” sinalizou que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.