Mercado

Lula diz que Brasil voltará a financiar obras em Angola

Lula disse que a “África oferece ao Brasil as oportunidades que geralmente ficamos procurando em outro lugar”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na tarde desta sexta-feira (25) que o Brasil voltará a financiar obras públicas em Angola. Em fala feita durante o encerramento de um fórum de empresários na capital Luanda, o Lula justificou que a “África oferece ao Brasil as oportunidades que geralmente ficamos procurando em outro lugar”.

“Nós nunca deveríamos ter saído do continente africano. Muitas vezes por ignorância acham que fazer negócio com países ricos é muito melhor, mas países ricos querem exportar produtos manufaturados e importar de nós somente commodities”, disse.

“Angola sempre foi um país que nos deu certeza que cada dólar investido aqui seria ressarcido, e assim o fez. Porque esse país aqui não é resultado de um traçado de régua. Esse país é resultado de uma luta sangrenta, não só para conquistar a independência, mas depois para construir o país”, acrescentou Lula, que esteve ao lado do presidente angolano, João Lourenço.

Lula firma acordos bilaterais com governo de Angola

Cumprindo agenda oficial em Luanda, capital da Angola, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na manhã desta sexta-feira (25), com o chefe de Estado João Lourenço para tratar de parcerias entre as duas nações. Em solenidade no Palácio Presidencial, foram assinados acordos de cooperação nas áreas de agricultura, processamento de dados, apoio a pequenas e médias empresas, saúde e educação.

“Vamos alçar nossa parceira estratégica a um novo patamar. O Brasil quer apoiar Angola no esforço de diversificar sua economia. Nosso comércio pode ser mais amplo e diverso”, defendeu Lula, que também destacou o investimento no que chama de economia verde.

“Como países detentores de florestas tropicais, Brasil e Angola precisam encontrar soluções de desenvolvimento sustentável, conciliando preservação ambiental com bem-estar e prosperidade para suas populações”, disse.

Segundo Lula, João Lourenço sinalizou que a prioridade de sua gestão nesse momento é fazer uma revolução agrícola no País, para garantir o crescimento econômico e a segurança alimentar da população angolana.

“O Brasil, neste aspecto, é o parceiro ideal, pois enfrentou desafios semelhantes. Hoje, temos conhecimento tecnológico e políticas públicas para compartilhar com Angola. Vamos elaborar um plano de ação conjunto entre nossos ministérios da Agricultura”, garantiu Lula.