Mercado

Lula e Alckmin mandam recado a investidores: ‘Este é o momento de investir no País'

Declaração foi dada pelo presidente e pelo vice durantedurante o 6º Brasil Investment Forum, fórum de investimentos da América Latina, realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o Brasil se encontra em um momento crucial para atrair investidores e empresários, tanto do cenário nacional quanto internacional. De acordo com ele, o governo federal está comprometido em garantir estabilidade nos âmbitos político, social, jurídico e fiscal.

“Nós queremos garantir a possibilidade de colocarem a inteligência empresarial de vocês para que este País cresça cada vez mais”, disse Lula durante o 6º Brasil Investment Forum, o fórum de investimentos da América Latina, realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O vice-presidente da República e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), uniu-se às vozes que destacam que o Brasil atravessa um ano “surpreendente”, em contraste com outros países que enfrentam desafios relacionados ao baixo crescimento econômico.

Ele ainda enumerou as razões que despertam otimismo entre os investidores, incluindo a diminuição do desemprego, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), a redução do Risco Brasil (atualmente em 27%, em comparação com a média de 13% em países emergentes), a gestão controlada do câmbio e a manutenção das taxas de juros em patamares baixos. “Dizem que a confiança é a forma mais barata de estímulo econômico”, completou.

Lula durante evento

Lula ressaltou que, ao longo de seu terceiro mandato, o País conquistou a abertura de 56 novos mercados internacionais. “Isso vai acontecer, porque o Brasil ganhou respeitabilidade no mundo”, avaliou.

Durante a reunião, o presidente enfatizou a relevância dos bancos públicos na concessão de financiamentos a longo prazo, proporcionando taxas de juros mais baixas, contribuindo assim para aprimorar a competitividade da indústria nacional. “Vamos fazer nossa revolução industrial e oferecer oportunidades aos outros que querem investir aqui”, disse.

A posição de destaque do Brasil na transição energética também foi destacada como uma oportunidade para atrair novos investimentos para o país. “Se depender da vontade do nosso governo, quem quiser fazer investimento para produzir carro verde, aço verde, bicicleta verde, carne verde, não precisa procurar: tem um lugar chamado Brasil, em que a natureza nos garante competitividade, sol, água e a possibilidade de transformar o País no maior produtor de energia limpa e renovável do planeta.”

Durante o evento, Alckmin mencionou as iniciativas do governo em prol do desenvolvimento nacional, como o recém-lançado Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), que envolve investimentos tanto públicos quanto privados. Ele também ressaltou os avanços na reforma tributária e as linhas de financiamento destinadas à inovação, digitalização e pesquisa, promovidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).