Mercado

Lula: em discurso de Natal, presidente elogia programas e economia

O presidente observou que a inflação está contida, os preços dos combustíveis estão em declínio, e o custo dos alimentos diminuiu

No discurso de Natal, o presidente Lula (PT) elogiou as iniciativas realizadas ao longo do primeiro ano de sua gestão, destacando especialmente o programa Desenrola. Ele também expressou satisfação com os resultados alcançados pela economia brasileira.

No seu pronunciamento, Lula enfatizou o crescimento do PIB, que superou as projeções do mercado. Ele observou que a inflação está contida, os preços dos combustíveis estão em declínio, e o custo dos alimentos diminuiu. Além disso, destacou a queda do dólar e o estabelecimento de recordes na Bolsa de Valores.

Lula destacou em seu discurso, a aprovação da reforma tributária no Congresso. Ele ressaltou a taxação dos super-ricos como uma conquista histórica, marcando um feito que se buscava há 40 anos no Brasil. “Além de estimular os investimentos e as exportações, a reforma corrige uma injustiça: agora, quem ganha mais pagará mais imposto, e quem ganha menos pagará menos”.

O presidente da República ainda destacou a criação de empregos e a aprovação de medidas para garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres. Lula também abordou o diálogo do Brasil com o mundo.

“Recuperamos o diálogo com o mundo e a nossa credibilidade internacional. Passamos da 12ª para a 9ª maior economia do planeta. O país voltou a ser ouvido nos mais importantes fóruns internacionais, em temas como o combate à fome, à desigualdade, a busca pela paz e o enfrentamento da emergência climática”, finalizou.

Lula citou atos democráticos em seu discurso

Além disso, o presidente abordou os eventos antidemocráticos de 8 de janeiro e enfatizou a importância da união entre os brasileiros. Ele reiterou seu compromisso com a defesa da democracia, destacando que a “tentativa de golpe teve um efeito contrário” e ressaltou a coesão das instituições diante desse cenário.

“E ao final daquele triste 8 de janeiro, a democracia saiu vitoriosa e fortalecida. Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares”.

Dessa forma, Lula declarou que o ódio provocou divisões no país e revisitou os acontecimentos do 8 de janeiro nos edifícios dos Três Poderes. O pronunciamento de Lula teve uma duração de 5 minutos e foi transmitido em rede nacional de televisão e rádio.

“O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias. Colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram prédios públicos, destruíram obras de arte e objetos históricos. Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile