Mercado

Lula não é bem-vindo em Israel, diz ministro das Relações Exteriores

Israel acusou Lula de minimizar o Holocausto e de insultar o povo judeu

O Ministro das Relações Exteriores de Israel, afirmou nesta segunda-feira (19), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é bem-vindo em Israel até que, o presidente retire os comentários, em que compara a guerra contra os militantes do Hamas em Gaza ao genocídio nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

“Não vamos esquecer nem perdoar. Trata-se de um grave ataque antissemita. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel – diga ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que retire o que disse”, disse o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, ao embaixador do Brasil, de acordo com uma declaração do gabinete de Katz.

Israel acusou Lula de minimizar o Holocausto e de insultar o povo judeu. Katz convocou o embaixador brasileiro para uma reprimenda sobre os comentários.

Lula quer aliança de América Latina e África em transição energética

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez uma análise, no último domingo (18), da sua visita ao continente africano, descrevendo-a como uma das mais significativas já realizadas por ele.

O chefe de estado ressaltou a importância do continente africano em nossa história, cultura, linguagem, expressão musical e diversidade étnica. Além disso, enfatizou que a África representa um vasto horizonte de possibilidades para o futuro.

“Para mim, essa é uma das viagens mais importantes que eu fiz e certamente de todas que eu farei. Essa continua sendo uma reunião extremamente importante porque eu pude falar para quase a totalidade dos países africanos de uma única vez”, ressaltou.

Lula advogou pela formação de uma sólida parceria entre os países da América Latina e da África em relação à transição energética, destacando também a agricultura sustentável como uma das prioridades para a cooperação entre as duas regiões.

“A gente quer devolver para eles em forma de benefício, de possibilidade de desenvolvimento, aquilo que eles nos deram como força de trabalho. É um compromisso de fé.”

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile