Lula diz que novo PAC terá investimentos da Petrobras (PETR4)

Segundo Lula, a Petrobras será responsável pela política de transição energética do País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta quarta-feira (2) que a nova versão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que será lançada na semana que vem, terá novos investimentos da Petrobras (PETR3;PETR4).

Segundo Lula, a estatal será responsável pela política de transição energética do País. Em café da manhã com correspondentes estrangeiros em Brasília, o presidente ainda confirmou que o novo PAC será oficialmente anunciado no próximo dia 11.

Vale (VALE3): Lula conversa com Mantega sobre indicação para cargo

O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o ex-ministro Guido Mantega sobre a possibilidade de indicá-lo para o cargo de diretor-presidente da Vale (VALE3). A sondagem teria ocorrido em julho, Mantega demonstrou interesse na indicação. Porém, a indicação enfrenta resistência entre os acionistas da Vale, o que pode levar Lula a desistir da ideia. As informações são do Blog da Júlia Duailibi, do “G1”. 

A União tem influência na Vale devido à participação do Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que possui 8,72% das ações da empresa. No entanto, substituir o atual CEO, Eduardo Bartolomeo, por Mantega requer o voto favorável de sete dos 13 membros do Conselho de Administração.

Segundo informações, dois conselheiros do Previ e um representante dos funcionários da Vale seriam favoráveis à escolha de Mantega, enquanto cinco conselheiros seriam contra. A posição dos cinco restantes é incerta, mas Lula precisaria garantir quatro dos cinco votos a favor para emplacar a indicação de Mantega como diretor-presidente da Vale.

Lula tem deixado claro que não vai deixar para trás aliados do passado. Além de Pochmann no IBGE, ele também indicou Dilma para a presidência do Banco dos Brics.

Lula cogita criar Ministério das Micro e Pequenas Empresas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas, segundo informações publicadas pelo blog de Daniela Lima, do “G1”. De acordo com a jornalista, a nova pasta serviria para acomodar partidos do bloco de partidos do chamado Centrão. 

Ainda segundo a publicação, a secretaria dedicada aos pequenos negócios, hoje no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), seria separada da pasta e robustecida com outras atribuições e talvez até uma agência.

O MDIC é chefiado hoje pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que manifestou a Lula estar à disposição para colaborar com o rearranjo da base, inclusive abrindo mão do ministério. Mas o presidente disse a aliados que não quer deslocar o vice, a quem pretende preservar de desgaste e tem feito elogios.