Ícone do site BPMoney

Lula diz que novo PAC terá investimentos da Petrobras (PETR4)

Lula diz que novo PAC terá investimentos da Petrobras (PETR4)

Lula diz que novo PAC terá investimentos da Petrobras / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta quarta-feira (2) que a nova versão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que será lançada na semana que vem, terá novos investimentos da Petrobras (PETR3;PETR4).

Segundo Lula, a estatal será responsável pela política de transição energética do País. Em café da manhã com correspondentes estrangeiros em Brasília, o presidente ainda confirmou que o novo PAC será oficialmente anunciado no próximo dia 11.

Vale (VALE3): Lula conversa com Mantega sobre indicação para cargo

O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o ex-ministro Guido Mantega sobre a possibilidade de indicá-lo para o cargo de diretor-presidente da Vale (VALE3). A sondagem teria ocorrido em julho, Mantega demonstrou interesse na indicação. Porém, a indicação enfrenta resistência entre os acionistas da Vale, o que pode levar Lula a desistir da ideia. As informações são do Blog da Júlia Duailibi, do “G1”. 

A União tem influência na Vale devido à participação do Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que possui 8,72% das ações da empresa. No entanto, substituir o atual CEO, Eduardo Bartolomeo, por Mantega requer o voto favorável de sete dos 13 membros do Conselho de Administração.

Segundo informações, dois conselheiros do Previ e um representante dos funcionários da Vale seriam favoráveis à escolha de Mantega, enquanto cinco conselheiros seriam contra. A posição dos cinco restantes é incerta, mas Lula precisaria garantir quatro dos cinco votos a favor para emplacar a indicação de Mantega como diretor-presidente da Vale.

Lula tem deixado claro que não vai deixar para trás aliados do passado. Além de Pochmann no IBGE, ele também indicou Dilma para a presidência do Banco dos Brics.

Lula cogita criar Ministério das Micro e Pequenas Empresas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas, segundo informações publicadas pelo blog de Daniela Lima, do “G1”. De acordo com a jornalista, a nova pasta serviria para acomodar partidos do bloco de partidos do chamado Centrão. 

Ainda segundo a publicação, a secretaria dedicada aos pequenos negócios, hoje no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), seria separada da pasta e robustecida com outras atribuições e talvez até uma agência.

O MDIC é chefiado hoje pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que manifestou a Lula estar à disposição para colaborar com o rearranjo da base, inclusive abrindo mão do ministério. Mas o presidente disse a aliados que não quer deslocar o vice, a quem pretende preservar de desgaste e tem feito elogios.

Sair da versão mobile