O principal ETF (fundo de índice) do Brasil em Nova York, o EWZ, caía em torno de 1,80% nesta manhã no pré-mercado, após o anúncio da vitória do republicano Donald Trump nas eleições dos EUA.
O sinal também é negativo entre os principais ADRs de empresas brasileiras negociados nos EUA, que ainda refletem a cautela dos investidores pela falta de anúncio de um pacote de corte de gastos pelo governo, que é esperado hás dias.
Por volta das 08h25 (horário de Brasília), o EWZ perdia 2,10%. A maioria dos ADRs também cediam consideravelmente: Vale recuava 1,30%; Petrobras caia 0,91%; Bradesco tinha declínio de 1,25% e Itaú Unibanco perdia 0,64%.
Trump diz que fechará fronteiras e promete ‘era de ouro da América’
Em discurso realizado na madrugada desta quarta-feira (6), Donald Trump se dirigiu aos seus apoiadores na Flórida como o novo presidente eleito dos EUA, prometendo o início de uma “era de ouro para a América”.
O republicano disse que os americanos deram a ele “um mandato poderoso e sem precedentes” e classificou a vitória como o “maior movimento político de todos os tempos”.
Durante sua fala, Trump prometeu fechar as fronteiras do país e anunciou seu novo slogan: “Promessas feitas serão cumpridas.” Ele se comprometeu a implementar cortes de impostos e reduzir o déficit, defendendo a união entre todos os americanos.
“Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América”, disse.
Acompanhado por sua família e pelo senador JD Vance, seu vice, Trump subiu ao palco em um resort em Palm Beach. A confirmação final de sua vitória veio nas primeiras horas da manhã, às 7h35 em Brasília, quando o número de delegados alcançou 277, confirmando sua vantagem.
Em um momento de agradecimento, expressou gratidão ao seu vice, J.D. Vance, e declarou sua admiração por Elon Musk, reforçando o apoio a figuras-chave em seu projeto de governo.