Eleições 2024

Marçal supera Nunes e entra em empate técnico com Boulos em SP

Intenções de voto de Marçal mais que dobram em 1 mês; maior exposição no rádio e na televisão não se converte em apoio a Nunes até o momento

Pablo Marçal
Pablo Marçal / Foto: Andre Mateus / Divulgação

Após 11 dias do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, uma nova pesquisa da AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira (11), revela um empate técnico na liderança da corrida pela prefeitura de São Paulo (SP) entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o empresário Pablo Marçal (PRTB).

De acordo com a pesquisa, realizada online entre os dias 5 e 10 de setembro, Boulos conta com 28% das intenções de voto, enquanto Marçal recebe o apoio de 24,4% dos eleitores.

Com uma margem de erro máxima de 2 pontos percentuais, os candidatos estão tecnicamente empatados. Em outras palavras, se a eleição fosse hoje, não seria possível afirmar com certeza quem lideraria o primeiro turno.

Na análise da série recente, Boulos perdeu 5 pontos percentuais em pouco mais de um mês, com a queda mais acentuada ocorrendo entre as pesquisas de 8 de agosto (33%) e 20 de agosto (29%).

Apoio à Marçal

Por outro lado, Marçal mais que dobrou seu apoio, passando de 11% no início do mês passado para 16% três semanas atrás, e ganhando mais 8,4 pontos percentuais, mesmo sem acesso à propaganda nos meios tradicionais.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), que conta com o apoio da máquina pública e uma das mais sólidas redes partidárias, caiu de 25% no início de agosto para 20,1% atualmente, segundo a pesquisa.

Isso indica que, até o momento, o amplo tempo de exposição no rádio e na televisão não tem sido eficaz para converter o apoio do eleitorado. Pela primeira vez na série histórica do levantamento, o candidato à reeleição aparece atrás de Marçal.

No segundo pelotão, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) oscilou de 11% para 10,7% das intenções de voto desde o início de agosto, enquanto o apresentador José Luiz Datena (PSDB) caiu de 9% para 7,2% no mesmo período. Os dois estão tecnicamente empatados.

A economista Marina Helena Santos (Novo) aparece com 4,7% das intenções de voto, estando em empate técnico com o jornalista. Ricardo Senese (UP) tem 0,7%, enquanto outros candidatos não registraram pontuação. Eleitores que optam por votar em branco, nulo ou permanecem indecisos somam 4,2% da amostra.

Boulos lidera entre as eleitoras mulheres

Nos dados segmentados, a pesquisa AtlasIntel revela que Boulos lidera entre as mulheres (33,7%), entre eleitores com idade de 16 a 24 anos (30%) e de 25 a 34 anos (32,1%), entre pessoas de religião católica (24,5%), e entre aqueles com nível de escolaridade superior (37,8%).

Em relação às faixas de renda, ele se destaca em todos os segmentos: renda familiar até R$ 2 mil (31,1%), entre R$ 5 mil e R$ 10 mil (30,7%) e acima de R$ 10 mil (28,7%). Além disso, surpreendentemente, ele também lidera entre eleitores que afirmam não receber o Bolsa Família (29,1%).

Marçal à frente entre os eleitores homens

Marçal se destaca entre homens (31,5%), evangélicos (42,9%), pessoas com ensino fundamental (41,3%) e eleitores com renda familiar mensal entre R$ 3 mil e R$ 5 mil (33,6%).

Por outro lado, Nunes é mais popular entre eleitores com 60 anos ou mais (29,5%), aqueles com renda familiar mensal superior a R$ 10 mil (29,1%) e beneficiários do Bolsa Família (29,9%).

De acordo com o levantamento, 53% dos eleitores que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 agora apoiam Boulos. Outros 17,2% indicam intenção de votar em Tabata, e 12,4%, em Datena.

No grupo de eleitores que apoiaram Jair Bolsonaro (PL), 57,4% afirmam que vão votar em Marçal, enquanto 28,7% seguem a recomendação do ex-presidente e manifestam apoio a Nunes.