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Marcopolo (POMO4) lucra R$ 161,7 mi no 3T23

Segundo a Marcopolo, o resultado foi afetado positivamente pelo melhor ambiente de mercado

A Marcopolo (POMO4) divulgou na terça-feira (31) seu balanço do terceiro trimestre de 2023. A companhia reportou lucro líquido de R$ 161,7 milhões, alta de 246,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Marcopolo, o resultado foi afetado positivamente pelo melhor ambiente de mercado, com evolução do mix de vendas com o acréscimo de volumes de produtos de maior valor agregado, especialmente no segmento rodoviário.

A receita operacional líquida totalizou R$ 1,614 bilhão no terceiro trimestre de 2023, uma alta anual de 6,5%. Desse montante, R$ 984,3 milhões foram provenientes do mercado interno (60,9% do total).

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou R$ 208,6 milhões, alta anual de 130,5%. Com isso, a margem Ebitda avançou 6,9 p.p. (pontos percentuais), para 12,9%.

Já o retorno sobre capital investido (ROIC) atingiu 14,4% entre julho e setembro, um aumento de 11,5 p.p. na base anual.

As despesas gerais e administrativas da companhia totalizaram R$ 71,5 milhões no período, enquanto no mesmo período de 2022 essas despesas somaram R$ 62,0 milhões.

No terceiro trimestre, o resultado financeiro líquido da Marcopolo foi negativo em R$ 15,0 milhões, ante um resultado negativo de R$ 20,1 milhões registrados no terceiro trimestre de 2022.

Marcopolo (POMO4) lucrou R$ 140,5 milhões no 2T23

No segundo trimestre de 2023, a Marcopolo (POMO4) reportou lucro líquido de R$ 140,5 milhões, ante R$ 26,8 milhões registrados no mesmo trimestre de 2022.

A receita líquida somou R$ 1,364 bilhão entre abril e junho deste ano, avanço de 18,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Já o Ebitda (Lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 158 milhões, um crescimento de 206,2% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

Segundo a Marcopolo, o “Ebitda foi afetado positivamente pelo melhor ambiente de mercado com evolução do mix de vendas, com maior exposição ao segmento de ônibus rodoviários e exportações, bem como pela recuperação de resultados das operações controladas localizadas no exterior”.