Newcastle

Marfrig (MRFG3): subsidiária no RS "pode ter sido afetada" por doença

A empresa comentou em resposta a questionamentos da CVM sobre “oscilação atípica” no valor de suas ações

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

A Marfrig (MRFG3) afirmou que uma de suas subsidiárias no Rio Grande do Sul (RS) “pode ter sido afetada” pela notícia de confirmação, pelo Ministério da Agricultura, de caso da doença Newcastle no Estado, de acordo com a “Reuters”.

As exportações de frango já foram voluntariamente suspensas para alguns países, pelo Ministério nesta sexta-feira (19), após a detecção de um caso da doença viral aviária, que se assemelha à gripe aviária, em uma granja no RS.

A Marfrig comentou em resposta a questionamentos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) sobre “oscilação atípica” no valor de suas ações. No pregão desta sexta-feira, a ação ON da empresa caiu 0,25, a R$ 11,20.

“Independentemente do ora exposto e embora não se possa inferir de forma direta, a companhia (Marfrig) informa que uma de suas subsidiárias pode ter sido afetada sobre notícias acerca de questões sanitárias sobre um possível foco da doença Newcastle no Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou a empresa na resposta à CVM.

Além de ser a maior produtora de hambúrgueres do mundo, a Marfrig também controla a BRF, processadora de carne de frango e suína. 

A BRF não se manifestou ao ser procurada pelo veículo. Mais cedo, a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) afirmou que a doença foi detectada pelo menos 1 caso positivo de Newcastle em uma amostra de 12 aves do rebanho de uma pequena propriedade.

Além da Marfrig (MRFG3): exportações de frango são suspensas após surto da Newcastle

As exportações de frango para alguns países foram suspensas voluntariamente pelo Ministério da Agricultura. Isto após a confirmação de um caso da doença de Newcastle, detectado em uma granja no Rio Grande do Sul (RS), disse a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), nesta sexta-feira (19).

Uma carta informando sobre a medida com as exportações de frango foi enviada aos frigoríficos pela entidade de fiscalização do Ministério, segundo o “Estadão”.

A Casa também declarou emergência zoosanitária no Estado do RS, por 90 dias, por conta da doença viral que se assemelha à gripe aviária.

Cerca de 7.000 aves morreram em uma pequena propriedade onde a Newcastle foi detectada e, portanto, as autoridades estão tentando controlar o surto. O número representa metade do rebanho, de acordo com o “InfoMoney”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile