A Marisa (AMAR3) emitiu fato relevante nesta terça-feira (26), no qual comunicou suas projeções referentes ao exercício social do ano de 2024.
Para o próximo ano, a varejista tem a expectativa de que a receita bruta fique no patamar de R$2,3 bilhões a R$2,5 bilhões. De acordo com a companhia, a projeção é baseada em fatores como o reabastecimento de lojas; adequação de sortimento entre canais físico e digital; recuperação de receita nas mesmas lojas próximas ao patamar do ano de 2022 e manutenção da área de venda.
Já a estimativa em relação à margem bruta é de 50% a 52%. Os números são baseados no maior giro de estoque; maior assertividade na oferta de produtos entre canais; políticas de descontos diferenciadas e a adequação de sortimento.
Com relação ao EBITDA (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização), Marisa calcula que deva ficar entre R$100 milhões a R$130 milhões. “ Projeção baseada no encerramento de lojas deficitárias (2023) deve se traduzir em incremento de EBITDA potencial; EBITDA positivo das lojas ativas com base em 2022, redução de despesas operacionais implementadas em 2023 e 2024”, disse a companhia no comunicado.
Por fim, a varejista projetou que o perfil da dívida deve ser de 10% no curto prazo e de 90% no longo prazo e de 0,9x – 1,2x a dívida líquida/EBITDA.
Às 15h50 (horário de Brasília) as ações da Marisa despencavam 3,33% cotadas a R$ 0,58 no pregão do Ibovespa desta terça.
Marisa: parceria com corretora para novas ofertas de seguro
A Marisa comunicou ao mercado, nesta segunda (25), que fechou uma parceria com a corretora de seguros Assegurou (Grupo Ô Insurance). A parceria visa viabilizar a oferta de produtos e serviços da loja, através da plataforma da corretora.
Nesse sentido, com a parceria, a Marisa almeja ampliar sua capacidade de distribuição de seus produtos e serviços, de maneira mais estruturada.
A rede de loja ainda planeja introduzir uma funcionalidade no aplicativo. E futuramente, em totens nas lojas físicas, que permitirá aos clientes contratar seguros especialmente desenvolvidos para mulheres, adaptados de acordo com o perfil e as necessidades individuais de cada cliente.
Dessa forma, a plataforma tecnológica terá condições, serviços e vantagens diferenciadas a cada consumidor, com opções de seguradoras como Porto Seguro, HDI e Suhai.
Hoje, a Marisa já atua em parceria com a Assurant e a SulAmérica, com seguros de planos odontológicos. A expectativa do plano de negócio é gerar o valor de R$ 140 milhões em prêmios acumulados nos próximos 5 anos, e aproximadamente R$ 20 milhões em comissão para a empresa.
Vale lembrar que, na última semana, a Marisa anunciou uma parceria com a Credsystem, a maior empresa especializada em oferecer ao varejo soluções de cartões de crédito e outros serviços financeiros, em viés de oferecer produtos de crédito aos consumidores.
De acordo com o comunicado, a companhia espera que outros acordos semelhantes sejam firmados nas próximas semanas.