Fabricante da Barbie e de outras marcas como a Hot Wheels, a Mattel divulgou o seu resultado no segundo trimestre de 2023. A empresa registrou lucro líquido de US$ 27,2 milhões no 2T23, o que representa queda de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro diluído por ação foi de US$ 0,08, ante US$ 0,18 no segundo trimestre de 2022.
A receita líquida recuou 12% no comparativo anual, para US$ 1,08 bilhão ao final do último trimestre. Em moeda constante, a queda foi de 13%. Na América Latina, as vendas cresceram 11%, para US$ 138 milhões. As informações são do jornal “Valor Econômico”.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado da Mattel somou US$ 148 milhões de abril a junho, queda de 20% sobre os US$ 185,2 milhões do mesmo período do ano passado.
Faturamento bruto mundial para bonecas
No segundo trimestre, o faturamento bruto mundial para bonecas foi de US$ 441 milhões, um aumento de 10% em base anual, impulsionado principalmente por Disney Princess, Disney Frozen e Monster High, que compensaram parcialmente um declínio da Barbie.
Já o faturamento bruto mundial para veículos de brinquedo foi de US$ 364 milhões no segundo trimestre, um aumento de 11% ante o ano anterior, impulsionado principalmente pelo crescimento em Hot Wheels.
Para o ano completo de 2023, a companhia estima Ebitda ajustado entre US$ 900 milhões e US$ 950 milhões, ante US$ 968 milhões em 2022. O lucro líquido por ação ajustado deve ficar entre US$ 1,10 e US$ 1,20, contra US$ 1,25 em 2022.
Filme da Barbie
O diretor-presidente da Mattel, Ynon Kreiz, afirmou na divulgação de resultados que os números ficaram em linha com as expectativas. “Aumentamos significativamente o fluxo de caixa livre e continuamos a ganhar participação de mercado”, disse o executivo. A empresa expandiu o caixa em 146% no segundo trimestre, para US$ 360,8 milhões.
Kreiz destacou ainda que este momento será lembrado como um marco importante na história da empresa, com o lançamento do filme da Barbie, que chegou aos cinemas no último dia 20 de julho. “O filme da Barbie é uma vitrine para a ressonância cultural de nossa propriedade intelectual, nossa capacidade de atrair e colaborar com os melhores talentos criativos e as capacidades de nossa organização de gerenciamento de franquia”, afirmou.
Produtos do filme
Em nota enviada ao Valor, a gerente geral da Mattel do Brasil, Valeria González, destaca que o mercado brasileiro possui uma linha completa de bonecas inspiradas no filme, além de parceiros locais para produtos licenciados em segmentos como roupas, acessórios e higiene pessoal.
A varejista de moda C&A (CEAB3) aponta que, desde 30 de junho, já vendeu 86% dos produtos da coleção licenciada do filme no Brasil. O estoque foi formado por mais de 60 mil peças, em trinta itens diferentes. “Devido ao sucesso de venda em todas as categorias, a marca já está com reposições programadas para agosto”, afirmou a companhia.
De acordo com dados da Circana, compartilhados pela Mattel, a Barbie foi a boneca número 1 em vendas durante o ano passado, com crescimento de 15% em relação ao ano anterior e participação de mercado de 29%.
A Barbie ocupou quatro posições entre os cinco produtos mais vendidos na categoria Bonecas, com destaque para as linhas Casa dos Sonhos e as bonecas Color Reveal.
“Ação da Barbie” dispara em meio a filme; entenda
Os papéis da Mattel, têm subido nos últimos meses, adicionando um montante de US$ 1 bilhão ao valor de mercado da empresa apenas neste ano. Nos últimos 30 dias, a “ação da Barbie” disparou 13,71% na Nasdaq.
O novo filme da Barbie, que está em cartaz nos cinemas, pode ser considerado o principal catalisador dessa alta. A estratégia da Mattel na produção da obra está revertendo, em parte, a queda de 43% que as ações da companhia registraram nos últimos dez anos.
A Barbie é o principal produto da Mattel e um dos brinquedos mais populares do mundo. Com um elenco cheio de estrelas, como Margot Robbie, Ryan Gosling e Will Ferrell, o orçamento do filme foi estimado em mais de US$ 100 milhões.