O McDonald’s reportou um lucro de US$ 2,02 bilhões no segundo trimestre de 2024, um recuo de 12,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A rede de restaurantes fast food também anunciou receitas de US$ 6,49 bilhões, resultado estável em relação ao 2TRI23.
“Estamos confiantes que nossa estratégia é a melhor para nossos negócios em um cenário onde consumidores são cada vez mais criteriosos no seu consumo discricionário”, diz Chris Kempczinski, diretor-presidente do McDonald’s, em nota.
O McDonald’d destacou um crescimento de 1% no faturamento, em termos orgânicos, quando retirados os efeitos cambiais. No entanto, as vendas comparáveis no segundo trimestre caíram 1% em um ano.
O volume de vendas nos EUA teve queda de 0,7%, enquanto em mercados internacionais próprios caiu 1,1%. Nos mercados licenciados, a queda foi de 1,3%, com resultado ruim na China compensando bons números no Japão e América Latina.
O lucro por ação ajustado de US$ 2,97 ficou abaixo do consenso da FactSet em US$ 3,07. As receitas também ficaram aquém do esperado pelo mercado em US$ 6,62 bilhões.
EUA: McDonald’s aposta em lanche de US$ 5 para driblar inflação
A rede de fast food mais famosa do mundo vai lançar uma estratégia para tentar driblar a inflação persistente nos EUA e atriar os clientes: na semana que vem, a empresa vai lançar um combo de apenas US$ 5.
“Estamos empenhados em vencer a guerra de preços”, disse Joe Erlinger, presidente do McDonald’s dos Estados Unidos, em entrevista à Bloomberg.
O lanche anunciado a US$ 5 terá um sanduíche, um pacote com quatro nuggets, outro pequeno com batata fritas e uma bebida pequena.
Para efeito de comparação, o preço médio de um combo com Big Mac sai por US$ 9,29 nos EUA (cerca de R$ 50 ao câmbio vigente). No Brasil, sai por R$ 33,90 em São Paulo.
E o movimento não é exclusivo do McDonald’s. A Wendy’s lançou uma oferta de café da manhã de US$ 3 e usou as redes sociais para zombar de seus concorrentes por copiarem suas ideias.
O Starbucks, conhecida por frappuccinos e lattes caros, disse que ofereceria um sanduíche de café da manhã e uma combinação com café por US$ 6.
Quando perguntado sobre as palavras de combate de seus adversários, Erlinger sorriu e disse que não está obcecado pela concorrência.
Como a maior rede de restaurantes dos EUA em vendas, ele disse que o tamanho e a força de marketing do McDonald’s proporcionam à empresa de US$ 130 bilhões uma vantagem sobre os rivais menores e a capacidade de reduzir qualquer impacto nos lucros dos franqueados.